Marcelo Rebelo de Sousa participa, esta segunda-feira, 14 de Dezembro, na cerimónia de encerramento das comemorações do 190º aniversário de João de Deus, a partir das 18h45, no auditório Francisco Vargas Mogo, em São Bartolomeu de Messines (Silves).
Esta sessão vai integrar diversas atividades literárias e culturais em homenagem a João de Deus, pedagogo e poeta, nascido em Messines.
Neste contexto, o final desta tarde será, então, marcado pela cerimónia de encerramento das comemorações iniciadas em Janeiro – sob a chancela da Presidência da República – e interrompidas em Março devido à pandemia da Covid-19, e que, gradualmente, o município tem vindo a repor.
Esta sessão contará com as intervenções do Presidente da República e da presidente da Câmara de Silves Rosa Palma.
Da cerimónia farão, também, parte duas apresentações: uma do livro infantil “Fábulas de João de Deus”, ilustrado por Marta Jacinto, e outra da obra “João de Deus – Imortal e intemporal”, um estudo historiográfico, da autoria de Maria João Raminhos Duarte, editado pela autarquia em parceria com a editora Colibri. A sessão contará, ainda, com apontamentos musicais pelo projeto Guitarras de Fado.
O programa comemorativo terminará em Silves, às 21h00, com o concerto “Se eu fosse uma Nuvem João de Deus Revisitado”, pela Lisbon Poetry Orchestra, que terá lugar na Praça Al-Muthamid. Marcelo Rebelo de Sousa vai também assistir a este momento.
O espetáculo, produzido em exclusivo para estas comemorações, pretende revisitar a obra do poeta, entrosando a sua lírica na do seu amigo íntimo Antero de Quental e traçando uma trajetória entre o passado, o presente e o futuro da poesia e o próprio percurso da Lisbon Poetry Orchestra, numa homenagem à palavra dos poetas Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen, ao surrealista António José Forte e à novíssima poesia de Cláudia R. Sampaio.
Todas as iniciativas serão transmitidas em livestream através do Facebook do Município de Silves.
Comentários