Loulé tem 75 mil euros para apoiar produção teatral no concelho em 2021

Candidaturas aos apoios estão abertas até 9 de Janeiro

As associações e agentes culturais louletanos podem candidatar-se desde quarta-feira e até ao dia 9 de Janeiro à Bolsa de Apoio ao Teatro da Câmara de Loulé.

Este apoio municipal destina-se «ao meio associativo e artístico (agentes e estruturas com personalidade jurídica e sediados no concelho), designadamente a projetos amadores e profissionais na área do teatro», segundo a autarquia louletana.

Para o ano de 2021, o valor total deste apoio será de 75 mil euros, «o que revela um acréscimo de 25 mil euros de financiamento global em relação ao ano transato».

Os interessados deverão apresentar as suas propostas à Câmara Municipal de Loulé através do Cineteatro Louletano, para o email [email protected] ou enviando a documentação necessária pelo correio, para o Cineteatro Louletano, Av. José da Costa Mealha, 8100-501, Loulé, até ao dia 9 de Janeiro de 2021. Todas as candidaturas que deem entrada após essa data serão excluídas.

Para mais informações os interessados podem contactar o Cineteatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected]. Além disso, podem consultar a página de facebook do CTL  ou o site do teatro.

Na visão da Câmara de Loulé, este apoio, reinstituído em 2014, pouco depois da eleição do socialista Vítor Aleixo para o seu primeiro mandato, «é um relevante instrumento de apoio por parte da autarquia à criação teatral, uma vez que se foca na apresentação de peças inéditas, e que tem, por outro lado, permitido aos agrupamentos amadores e profissionais sedeados em Loulé obterem um efetivo suporte à componente criativa».

«A Bolsa constitui, também, uma forma importante de descentralização das práticas e dinâmicas culturais no concelho de Loulé, dado que existe o compromisso de apresentação, por parte de cada grupo amador, de três espetáculos, sendo dois deles obrigatoriamente realizados nas freguesias do concelho», acrescenta a autarquia.

Ao mesmo tempo, «é estimulada a promoção externa e circulação das estruturas teatrais profissionais louletanas através da obrigatoriedade de realização de duas apresentações em outros concelhos do Algarve que integram a Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve, da qual o Cineteatro Louletano é membro».

A Bolsa de Apoio ao Teatro prevê ainda uma dimensão formativa, o que contribui gradualmente para uma maior capacitação e qualificação artísticas dos concorrentes de cariz amador e dos seus membros e projetos.

 

 



Comentários

pub