Infralobo investe 22 mil euros em painéis fotovoltaicos

A energia produzida permitirá uma redução de quase 100% do consumo de energia elétrica da rede, durante o período diurno

A empresa municipal Infralobo instalou, na sua estação elevatória da Praça de Vale do Lobo, um conjunto de painéis fotovoltaicos que vão permitir reduzir a dependência energética.

Este investimento, que rondou os 22 mil euros, abrangeu a instalação de 51 painéis fotovoltaicos. A energia produzida permitirá uma redução de quase 100% do consumo de energia elétrica da rede, durante o período diurno.

Neste momento, esta empresa municipal já utiliza energias renováveis em cerca de 35 % dos seus consumos energéticos, prevendo-se que, em 2021, esses valores atinjam os 45 % da energia utilizada na sua operação diária.

Estes investimentos fazem parte do Plano de Descarbonização Infralobo 2021, aprovado no início do ano e que enumera uma série de medidas concretas na sua atividade diária e no Plano de Investimentos com vista a reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, aumentando o recurso a fontes de energia limpa.

«A estas ações, enquadradas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé (EMAAC), somam-se outros projetos que têm permitido alcançar resultados positivos em termos de poupança de recursos naturais e redução de emissões poluentes», diz a Infralobo.

A empresa municipal realça ainda a compra, este mês, de mais uma viatura elétrica, para substituição de uma viatura movida a combustíveis fósseis. Com esta nova viatura, a empresa tem ao seu serviço 3 viaturas deste tipo.

A meta é conseguir, até 2021, reduzir o consumo de combustíveis fósseis em 30% e, também, o número de viaturas afetas à sua atividade em 15%, tendo em conta o início do plano de descarbonização.

 



Comentários

pub