Faro e Olhão ganham 125 mil euros para mostrar a “Ria Formosa através da Realidade Aumentada”

Projeto foi um dos vencedores de um programa do Turismo de Portugal

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação

O projeto “Ria Formosa através da Realidade Aumentada”, promovido pelas Câmaras de Faro e de Olhão, foi um dos vencedores do Programa Nacional de Qualificação Local Autárquica para o Turismo e vai receber 125 mil euros de financiamento do Turismo de Portugal.

A ideia das duas autarquias algarvias foi uma das 13 apresentadas, a nível nacional, à segunda edição do programa, promovido pelo Turismo de Portugal e pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo.

A iniciativa consiste na criação de um mapa interativo da Ria Formosa, com recurso a realidade aumentada, que vai permitir identificar pontos de interesse, espécies protegidas, gastronomia, sítios emblemáticos ou ofertas culturais.

«Esta aplicação, cujas características vão ao encontro da Estratégia do Turismo 2027 e que será financiada pelo Turismo de Portugal com um montante de 125 mil euros, visa promover e dinamizar este ecossistema única a nível nacional e internacional, tendo em conta a sensibilização ambiental, o conhecimento associado às espécies, nomeadamente o cavalo marinho, a sua preservação, bem como os aspetos ligados à vida dos pescadores e de quem vive de, e na Ria Formosa», descreve a Câmara de Faro.

Com isso, pretende-se «aumentar o interesse por este destino de excelência para o turismo de Natureza».

«Através da tecnologia da Realidade Aumentada, que permite sobrepor elementos visuais à nossa visão de realidade, os visitantes poderão ficar a saber curiosidades, agendar visitas, solicitar pedidos de informação, fazer partilhas nas redes sociais, entre outras experiências», acrescentou a autarquia farense.

Entre os principais fatores para a escolha deste projeto pelos promotores do programa, «destacam-se a natureza coesa dos dois territórios (Faro e Olhão), a diferenciação e inovação da proposta e ainda a sua preocupação em assegurar a valorização económica deste património natural, ao mesmo tempo que garante a sustentabilidade ambiental e manutenção do modo de vida da comunidade local».

O “Ria Formosa através da Realidade Aumentada” vai agora contar com a tutoria de um responsável do Turismo de Portugal, «que visa concertar a ideia proposta e ajudar os proponentes na estruturação do projeto de desenvolvimento final».

 

 



Comentários

pub