Emoção, uma lição e a família na homenagem dos economistas a João Albino Silva

Cerimónia de entrega do Prémio Carreira da delegação do Algarve da Ordem dos Economistas teve lugar ontem

João Albino Silva – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Um respeitado académico, com uma carreira de quatro décadas, um reputado investigador e pensador sobre o turismo, mas também um homem de família. João Albino Silva recebeu ontem, dia 9, o Prémio Carreira da delegação do Algarve da Ordem dos Economistas, numa cerimónia onde estiveram bem representados a academia, entre pares do homenageado e antigos ou atuais alunos, mas também o setor turístico, que muito beneficiou do trabalho do Professor Catedrático de Economia na Faculdade de Economia (FE) da Universidade do Algarve.

Numa cerimónia com muitas surpresas, que deixaram João Albino Silva visivelmente emocionado – e só não houve mais, nomeadamente intervenções remotas do professor Ferreira do Amaral e do Bastonário da Ordem dos Economistas, devido à falha total da Internet, no Campus de Gambelas da UAlg (Faro) -, houve espaço para (muitos) elogios profissionais e pessoais ao homenageado, mas também para uma «fantástica lição» sobre o caminho a trilhar para ter um turismo melhor, no futuro.

No palanque onde discursou e, depois, em declarações ao Sul Informação, João Albino Silva explicou qual é a sua visão para o futuro do turismo.

«Não nos interessa ter só uma região próspera, em que as pessoas tenham mais dinheiro. É fundamental que, além disso, o Algarve seja uma região inclusiva, em que todos participem e beneficiem do esforço, e que, do ponto de vista ambiental, seja sustentável. Ou seja, olhar para os nossos recursos naturais, para as praias e para o interior da região», disse ao nosso jornal o Professor Catedrático da UAlg.

«Estas são três vertentes absolutamente cruciais, para que o futuro esteja garantido. É preciso pensar assim, do ponto de vista da complexidade em termos analíticos, mas também do normativo, do ponto de vista ético, de nós fazermos hoje aquilo que temos de fazer para garantir às novas gerações um futuro melhor», resumiu.

 

João Albino Silva recebe lembranças de Carina Jesus e João Rodrigues, dois jovens membros da OE – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Afinal, esta festa foi também de diferentes gerações e teve um forte cunho familiar. Uma das surpresas, esta consumada e que teve a colaboração do Sul Informação, foi a leitura, por Luís Serra Coelho, presidente da delegação algarvia da OE, de uma mensagem que foi enviada pelas duas irmãs, pelo irmão e pelos cunhados de João Albino Silva que vivem nos Estados Unidos da América.

Esta homenagem surgiu do contacto de um familiar de João Albino com o Sul Informação, pedindo que o jornal servisse de intermediário e garantisse que uma mensagem da família fosse lida durante a cerimónia.

E foi isso que aconteceu ontem (ver a mensagem, em inglês, abaixo).

A este testemunho, juntou-se o da mulher e de um dos filhos de João Albino, o primeiro presencial e o segundo através de uma mensagem de vídeo enviada na hora e que ainda foi possível mostrar, apesar dos problemas técnicos.

«Foi muito comovente», confessou João Albino.

«Sou filho de emigrantes. Isso significa, como se percebeu, que os meus irmãos foram em pequenos para os Estados Unidos da América – eu fui para Lisboa estudar. Desta forma, embora falem português, coloquialmente, exprimiram-se aqui naquela que passou a ser a sua língua, o inglês. Mas nós estamos muito próximos, estando longe», continuou.

«Como dizia o meu filho que aqui falou, que está em Lisboa, a família é um esteio fundamental na humanidade das nossas relações. Eu diria que um cidadão empenhado, sensível e atento deve ter, pelo menos, uma dupla preocupação: apoiar a sua família e apoiar a sua região, o seu país. São dois deveres de cidadania que nós não podemos nunca esquecer», acredita o vencedor do Prémio Carreira da delegação do Algarve da Ordem dos Economistas de 2020.

Quanto ao prémio em si, reconhece a distinta «carreira dedicada ao serviço da causa pública do professor universitário, que é, igualmente, presidente do Conselho Científico e diretor do programa de Doutoramento em Turismo da FE, bem como investigador do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar da UAlg».

 

João Albino Silva com Luís Serra Coelho e João Correia, da Ordem dos Economistas – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Sem a possibilidade de ouvir o programado comentário sobre o homenageado, que seria proferido por João Ferreira do Amaral, não faltou quem fizesse questão de fazer justiça à carreira e ao homem do momento.

Um dos elogios chegou do antigo reitor e também Catedrático da Faculdade de Economia João Guerreiro, que mais do que a qualidade e importância do trabalho desenvolvido por João Albino Silva na UAlg e em prol do turismo, salientou «a sua serenidade e solidariedade», duas caraterísticas que, considera, o definem como homem.

Já João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, e Vítor Neto, presidente do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e antigo secretário de Estado do Turismo, salientaram o forte contributo dado pelo professor e investigador para o desenvolvimento do setor em Portugal, bem como na formação de quadros especializados para o setor.

Luís Coelho, hoje professor na Universidade do Algarve, foi aluno de João Albino Silva e fez questão de deixar o seu próprio elogio.

«O professor João Albino fez um trabalho absolutamente monumental na área do turismo», considerou o agora dirigente regional da Ordem dos Economistas.

«Como seu ex-aluno, muito obrigado professor. Deixou uma marca que não vai ser esquecida», elogiou Luís Coelho.

 

 

Mensagem da família norte-americana de João Albino Silva:

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub