Doçaria de Natal da Quinta dos Avós é uma das melhores de Portugal

#DoceNatalCompreLocal é uma campanha de sensibilização do Facebook em Portugal para comprar online e ajudar os negócios locais

A doçaria de Natal da Quinta dos Avós, em Algoz (Silves), foi considerada como um dos melhores de Portugal pelo chef Francisco Moreira. Esta iniciativa faz parte de uma campanha de apoio às pastelarias durante a época natalícia.

#DoceNatalCompreLocal é uma campanha de sensibilização do Facebook em Portugal para comprar online e ajudar os negócios locais. Para comprovar que é possível manter a tradição, o Facebook desafiou dois especialistas de pastelaria portuguesa (Francisco Moreira e Rita Nascimento) a participar nesta campanha.

Os dois chefs indicaram os 10 melhores bolos reis e a restante doçaria de Natal, em Portugal. Francisco Moreira escolheu a Quinta dos Avós como um dos locais. Este espaço, que existe desde 1989, tem tanto bolo rainha, como um bolo princesa.

Em Portugal, este chef é reconhecido pelo trabalho em restaurantes de luxo e por apresentar o programa “Doces do Ofício” no ‘24 Kitchen’. Na Bélgica, uma das principais regiões de produção de chocolate do mundo, Francisco é chef da Chocolate Academy, a prestigiada escola de formação da Barry-Callebaut.

Segundo Francisco, um bolo rei deve ser, em primeiro lugar, «equilibrado na variedade de ingredientes: que haja um balanço na mistura de frutas cristalizadas e frutos secos».

A massa deve ser «aromatizada e com sabor» e a textura «suave, sem ser massudo».

A Quinta dos Avós é uma antiga casa agrícola situada junto à estrada de Algoz, hoje transformada em casa de chá e pastelaria, onde se podem comer dos melhores e mais tradicionais doces algarvios, das mãos da dona Encarnação. O espaço também tem um pequeno museu rural.

Além da Quinta dos Avós, o chef elegeu alguns emblemáticos espaços de Portugal como tendo os melhores doces de Natal. Francisco Moreira escolheu as Pastelarias Garrett, Versailles (Lisboa) e Violeta (Évora), as Confeitarias Nacional (Lisboa), Tavi e Nova Real (Porto), na Ferreira Capa (Braga), Docealhada (Mealhada) e Kodea Bakery (Madeira).

Rita Nascimento, ou ‘La Dolce Rita’, como é mais conhecida nos populares vídeos de receitas, fez formação em pastelaria.

Sobre o bolo rei não tem dúvidas: «a massa deve ser muito saborosa e com uma boa textura, bem fofinha, e carregada de frutos».

Os melhores bolos reis para ‘La Dolce Rita’ são: Pastelaria O Careca (Lisboa), Confeitaria Nacional (Lisboa), Pastelaria Batalha (Lisboa e Mafra), Pastelaria Versailles (Lisboa), Confeitaria Petúlia (Porto), Confeitaria Tavi (Porto), Confeitaria Nova Real (Porto), Pastelaria Flor de Aveiro (Aveiro), Pastelaria Luiz da Rocha (Beja) e Confeitaria Lopes (Ponte de Lima).

Para mais informações sobre a Quinta dos Avós, que também tem cabazes de Natal, pode clicar aqui ou contactar o 282 576 459.

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub