Chegou a Bibliomóvel, a carrinha que combate a solidão dos idosos em Castro Marim

O veículo já está a percorrer o concelho de Castro Marim e, para já, o itinerário passa por Altura, Monte Francisco, Furnazinhas e Alta Mora

A carrinha itinerante “Bibliomóvel Perto de Si” já está a percorrer o concelho de Castro Marim para ajudar a combater o isolamento e a solidão dos idosos com a ocupação de tempos livres. 

«O agravamento da situação pandémica tem levado a população em risco, nomeadamente os idosos, a situações de isolamento social e geográfico, à solidão, e, em casos mais graves, à depressão. O projeto “Castro Marim (COM) Vida”, com o intuito de gerar convívio aos mais isolados, e em simultâneo ultrapassar os constrangimentos das ações em grupo, criou uma alternativa: a “Bibliomóvel Perto de Si”», diz a associação Odiana.

O veículo conhecido por “Bibliomóvel” (Biblioteca itinerante), pertencente ao Município de Castro Marim, vai percorrer as localidades do concelho promovendo ateliers de artes manuais, como costura e pintura, bem como outros, mais dinâmicos, que incluem tertúlias, leitura, e outras surpresas.

Salvaguardando as restrições preventivas de Covid-19, a equipa prepara kits individuais com todos os moldes e materiais necessários à atividade. Nesta primeira visita são entregues os kits e 15 dias depois há nova reunião para apresentação do produto final. Esta atividade conta com a participação de uma monitora especializada em costura.

A “Bibliomóvel Perto de Si” é dirigida a todos os seniores do concelho de Castro Marim que queiram integrar momentos de convívio e interação social. O veículo já está a percorrer o concelho de Castro Marim e, para já, o itinerário passa por Altura, Monte Francisco, Furnazinhas e Alta Mora.

A iniciativa é gratuita, mas é de inscrição obrigatória a enviar para [email protected] ou o 281 531 171.

Esta iniciativa é dinamizada pela Equipa Técnica do Castro Marim (COM)Vida, em colaboração com monitores especializados, e respeita as normas de normas de segurança, higienização e distanciamento recomendadas pelas autoridades competentes.

Segundo a Odiana, «esta iniciativa pretende promover o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas através de atividades que promovam o convívio, com vista à manutenção do bem estar físico e mental, complementares às já existentes no concelho, e de forma a colmatar as fragilidades do isolamento geográfico/social».

O projeto enquadra-se na atividade 6 «Sénior Ativo», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

 

 



Comentários

pub