Câmara de Monchique isenta famílias e empresas do pagamento da água

«É uma medida de grande impacto social, pois abrange toda a gente», explica o presidente Rui André

A Câmara Municipal de Monchique aprovou, na sua última reunião, a isenção do pagamento dos consumos de água até ao final deste ano. A medida abrange o consumo doméstico das famílias, bem como o das empresas, ou seja, todos os consumidores do primeiro e segundo escalões, havendo ainda uma redução significativa nos restantes escalões.

Este ano, em Julho, esta autarquia já havia tomado igual decisão para os meses de Março, Abril, Maio e Junho. Agora, a isenção total aplica-se aos restantes meses de 2020. Nesta isenção, estão integradas as tarifas de água e saneamento e também a tarifa de disponibilidade.

Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, explicou ao Sul Informação que, «com esta medida, conseguimos chegar aos consumidores domésticos e às empresas. É uma medida de grande impacto social, pois abrange toda a gente. Mesmo os grandes consumidores também têm um grande desconto, pois isentamos até 15m3. Por exemplo, um consumidor que tenha 20m3, só lhe é cobrado o consumo de 5m3».

«Desta forma, conseguimos ajudar as famílias e as empresas que têm mais dificuldades. Os grandes consumidores, sendo também beneficiários desta medida, acabam por assegurar alguma receita que cobre praticamente as despesas e mantém a sustentabilidade do sistema», acrescentou o autarca.

O presidente da Câmara de Monchique recordou também que «nós temos as nossas próprias captações de água e a distribuição é através de um sistema gravítico e sem grandes despesas de energia».

 

 


Comentários

pub