Câmara de Loulé cancela passagem de ano na rua, em Quarteira

Autarquia apela à consciência e responsabilidade da população

Este ano, não haverá este cenário em Quarteira…

A Câmara de Loulé acaba de anunciar que, «por questões de segurança e de prevenção da Covid-19, a tradicional festa da passagem de ano com música e fogo de artifício realizada no espaço público, em Quarteira, foi cancelada».

Esta noite, depois de mais um Conselho de Ministros, António Costa anunciou que a noite de passagem de ano (31 de Dezembro) terá recolher obrigatório às 23h00 em todo o país.

A autarquia de Loulé acrescenta que «as iniciativas contratadas para este ano serão reagendadas no âmbito de iniciativas a realizar ao longo do ano de 2021 (ao abrigo do Decreto-Lei n.º 10-I/2020 que prevê igualmente que que as entidades públicas que recorram ao adiamento de espetáculos se socorram dos regimes de adiantamento do preço contratual”)».

O Município salienta que o cancelamento da tradicional passagem de ano em Quarteira se destina a «prevenir possíveis ajuntamentos que comprometam a segurança sanitária dos munícipes».

«Depois de um ano muito difícil, em que as pessoas tiveram que adaptar as suas rotinas diárias para se proteger da Covid-19, não faria sentido arriscarmos o surgimento de mais surtos no nosso concelho, fruto dos festejos da passagem do ano. É preciso ter consciência de que, não existindo ainda nenhum tratamento que permita a cura das pessoas infetadas pelo vírus, a melhor forma de o combater reside na prevenção», salientam os responsáveis municipais louletanos.

«A vacina, que chegará no início do próximo ano ao nosso país, será, com certeza, um grande passo para travar esta pandemia, mas este processo irá levar o seu tempo e os seus efeitos não serão visíveis de imediato. Assim, iremos continuar a primar pela cautela e priorizar a proteção da população através de prevenção», acrescentam.

Por outro lado, a Câmara de Loulé apela «à responsabilidade de todos os munícipes», no que concerne aos festejos das festas do final de ano: «a evolução da curva pandémica no concelho depende em grande parte dos comportamentos de cada um de nós. É necessário ter consciência de que os ajuntamentos são a principal causa de propagação do vírus e, assim, apelamos a toda a comunidade deste concelho que evite o convívio social em massa e que se proteja em situações de grupo, nomeadamente através do uso da máscara e da lavagem frequente das mãos».

 

 


Comentários

pub