Bombeiros de Monchique recebem «prenda no sapatinho» com apoios e isenções

Este documento, que vai agora para consulta pública, reúne diversos apoios

A Câmara de Monchique aprovou, na sua última reunião, o Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários. Esta é uma «prenda no sapatinho» que inclui redução nos impostos e um vale anual a utilizar no comércio local.

Este documento, que vai agora para consulta pública, reúne diversos apoios relacionadas com a habitação própria do bombeiro, tais como isenção ou redução nos impostos e taxas municipais, redução do IMI, redução do preço da água e um conjunto de isenções relacionadas com licenças e serviços municipais, bem como a prioridade nos programas de apoio à habitação/arrendamento do município.

Além disto, os bombeiros irão beneficiar também de um vale anual de 50 euros a utilizar nas lojas aderentes do comércio local no período natalício, prioridade na atribuição de bolsas de estudo no ensino superior aos bombeiros e seus filhos, bem como isenção do pagamento das refeições escolares servidas nos jardins de infância e escolas básicas do concelho.

O apoio jurídico para situações decorrentes da sua atividade profissional e o acesso gratuito aos eventos promovidos pelo município e aos espaços desportivos existentes no concelho, como Piscinas e Ginásio Municipal também constam nos benefícios e incentivos previstos neste regulamento aprovado esta semana em reunião de câmara.

De resto, ainda recentemente, a Câmara de Monchique atribuiu um apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários de Monchique para aquisição de diverso equipamento.

Este apoio destinou-se à aquisição de material necessário à realização do trabalho corrente dos bombeiros, para que possam continuar a assegurar o serviço de apoio e socorro à população.

Neste âmbito foram adquiridas ferramentas de desencarceramento, um material portátil, carregável a bateria, e que, em caso de acidente, seja de veículos ou de estruturas colapsadas, pode ser facilmente transportadas e independentes, facilitando o trabalho de intervenção. Esta aquisição corresponde a um investimento de 21 mil euros.

Além disto, foram adquiridos, ainda, aparelhos respiratórios de proteção individual que permitem que, no caso de trabalho realizado em ambiente contaminado, este seja concretizado nas devidas condições de segurança. Este material totaliza um apoio na ordem dos 17.967.27 euros.

Este reforço financeiro e consequentemente de material corresponde a uma necessidade dos Bombeiros Voluntários que permite dar continuidade à nobre missão que desempenham diariamente.

Para o Município de Monchique, que ao longo do ano 2020 apoiou financeiramente esta corporação com um valor de 517.472,32 euros, o «Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários constitui um dos braços armados da Proteção Civil Municipal, razão que leva à deferência e apoio incondicional para com estes homens e mulheres que cumprem de forma exemplar a sua e tão nobre missão».

 



Comentários

pub