Aves passam a ter alojamento local em Alcoutim

Município de Alcoutim e a associação Vita Nativa vão assinar um protocolo de colaboração

Alcoutim vai ter caixas-ninho que vão servir de “Alojamento local para aves”, ao abrigo de uma colaboração entre o Município de Alcoutim e a associação Vita Nativa.

A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou na quarta-feira, dia 9, a celebração de um protocolo esta associação algarvia de conservação de natureza para instalação e manutenção de caixas-ninho.

Esta ação insere-se no projeto “Alojamento local para aves”, um dos vencedores do Orçamento Participativo Portugal 2018, que foi proposto e está a ser desenvolvido no terreno pela Vita Nativa, cujo objetivo é promover a diversidade de avifauna em toda a região do Algarve.

Também parceiro do projeto é o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), representado pela Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve.

«A principal ação do projeto passa pela cedência e instalação, de forma gratuita, de caixas-ninho (cerca de 25 no concelho de Alcoutim) para pequenas espécies de aves, como os chapins, e para aves de rapina de média dimensão, como o peneireiro-vulgar, a coruja-das-torres e o mocho-galego», segundo a Câmara de Alcoutim.

«Com isto pretende estimular a fixação de mais aves em meio urbano e, desta forma, fomentar o interesse e proporcionar um contacto mais direto da sociedade em relação às aves, bem como promover e realçar o importante papel das aves no controlo de pragas biológicas», acrescentou a autarquia.

O projeto visa envolver a sociedade em geral, «mas acima de tudo os vários agentes locais e regionais que fazem a gestão do território algarvio, entre os quais de destacar os municípios, o ICNF e também as entidades privadas ligadas aos setores da hotelaria, agricultura e silvicultura».

«Sendo a sensibilização ambiental outro objetivo do projeto, serão desenvolvidas atividades com as comunidades escolares, os Centros de Ciência Viva e outros organismos da região ligados à educação», concluiu a Câmara de Alcoutim.

 

 



Comentários

pub