Associação de Músicos promove “master class” de bateria com Marcelo Araújo

Formação destina-se a todos os níveis e idades

A Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), em Faro, promove, no próximo dia 20 de Dezembro, na sua sede, uma master class intitulada “Os Fundamentos da Bateria”, com o baterista Marcelo Araújo.

Segundo o músico, esta formação é ideal «para todos os níveis e todas as idades», pois os conteúdos lecionados terão em conta «a sua abordagem rítmica e tudo aquilo que a envolve: a expressão, a dinâmica, a melodia, a afinação, a técnica, a articulação, o som e os ritmos do mundo».

A ARCM realça que «Marcelo Araújo é um baterista profissional com mais de 20 anos de experiência no mundo da música. Tocou com diversos músicos em diferentes estilos musicais (Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Ira Coleman, Tom Harrel, Cyro Baptista, Troy Davis, Leo Espinosa, Victor Zamora, Big Band do Hot Clube de Portugal, entre muitos outros) ao longo da carreira, mas a sua essência principal é a improvisação, tendo também integrado formações e bandas como as de Paulo de Carvalho, Marcelo D2, Aline Frazão, Lura, ou Pablo Lapidusas Internacional Trio».

Participou ainda em festivais de países de língua oficial portuguesa como Angola, Brasil e Moçambique e outros como Holanda, França, Inglaterra, Áustria, Espanha, Nigéria, Coreia do Sul, Senegal, ou Índia.

Marcelo Araújo mostra-se aberto a escutar todos os participantes (amadores e profissionais) e a esclarecer quaisquer dúvidas naquele que promete ser «um belo encontro de partilha e ideias».

Apesar de ter frequentado o ensino profissional de percussão clássica e a licenciatura em jazz na escola superior de Lisboa, o músico considera-se, «acima de tudo, um autodidata», tendo integrado, como profissional e desde cedo, com a tenra idade de 11 anos, as formações de que o seu pai fazia parte.

«É muito importante para a ARCM continuar a apostar na formação de sócios e não sócios. É um dos nossos grandes investimentos a médio e longo prazo», destaca João Melro, presidente da ARCM, para quem este Plano de Formação ARCM 2019/2020 «tem sido uma aposta ganha».

A master class de Marcelo Araújo tem o custo associado por aluno de 10 euros, e realiza- se na sede da ARCM entre as 15h00 e as 17h00. As inscrições devem ser feitas para o email [email protected].

 



Comentários

pub