Algarve já está a vacinar contra a Covid-19: «apetece-me chorar de alegria»

Duas assistentes operacionais dos hospitais de Faro e de Portimão foram as primeiras a ser vacinadas

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Maria Clara Nogueira e Vitalina Vieira, assistentes operacionais no Hospital de Faro e Portimão, respetivamente, foram as primeiras pessoas a ser vacinadas contra a Covid-19, no Algarve, esta terça-feira, dia 29, cerca das 11h30.

Hoje, também começaram a ser vacinados profissionais dos centros de saúde da região, em ações que acontecem nos três Agrupamentos de Centros de Saúde: Barlavento, Central e Sotavento.

Em Faro, Maria Clara Nogueira foi a escolhida para iniciar a vacinação. Assistente operacional no hospital há 27 anos, nos últimos meses tem trabalhado apenas na área Covid-19. Segundos depois de ter tomado a vacina, administrada pela enfermeira Joana Pereira, não escondeu a felicidade.

«Apetece-me chorar de alegria. De orgulho. Isto não doeu nada», disse. Para a profissional, estes meses foram «muito difíceis», mas há esperança. «Esperemos que as coisas melhorem: estamos a fazer por isso».

 

Maria Clara Nogueira – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

A escolha de serem os assistentes operacionais dos cuidados intensivos e urgências – e não médicos e enfermeiros – os primeiros a ser vacinados no Centro Hospitalar Universitário do Algarve foi simbólica, uma vez que estes são profissionais que também estão na linha da frente à pandemia.

Para Maria Clara Nogueira, esta escolha é «uma honra». «Não estava à espera e agradeço a quem me escolheu».

Nesta primeira leva, vieram para o Algarve 1100 doses da vacina, 900 das quais serão administradas a funcionários do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve – 600 em Faro e 300 em Portimão -, e as restantes 200 a profissionais dos Cuidados de Saúde Primários, centrados nos centros de saúde.

Ao Sul Informação, Paulo Neves, vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, explicou que, até dia 31, vão ser dadas as 900 vacinas, havendo seis postos de colheita em cada hospital.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

O início da campanha de vacinação contra a Covid-19, no Algarve, foi acompanhado por António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

O membro do Governo está em Portimão, onde já assistiu à vacinação no hospital e onde vai estar, igualmente, no Centro de Saúde local.

Para quem está com dúvidas sobre a vacina, que é facultativa, Maria Clara Nogueira, a primeira a ser inoculada em Faro, deixou uma mensagem: «que não tenham receio. Vão em frente!».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub