Águia-de-Bonelli libertada na Mata da Conceição com um transmissor GSM

Espécie atualmente considerada “Em Perigo” no nosso país

Uma águia-de-Bonelli (Aquila fasciata), uma espécie atualmente considerada “Em Perigo” no nosso país, foi devolvida à natureza no domingo passado, na Mata da Conceição, em Tavira, por uma equipa do RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, que funciona em Olhão.

Esta águia tinha dado entrada no RIAS em Outubro, com «dois projéteis de caçadeira no corpo». Sem possibilidade de retirar os projéteis, e dada a extrema debilidade em que se encontrava, a única medida a tomar foi a estabilização da ave, conta o RIAS.

Uma semana mais tarde, a águia foi transferida para uma das instalações exteriores, «onde pôde praticar o voo e ganhar novamente forças». «Recuperada a condição física, foi considerada apta a ser devolvida novamente à Natureza». Foi o que aconteceu no domingo.

O RIAS acrescenta que, «com o objetivo de atenuar o efeito das ameaças que enfrenta e contribuir para a recuperação da espécie no Mediterrâneo Ocidental, foi desenvolvido o projeto AQUILA a-LIFE, que, em conjunto com a Equipa de Maneio de Fauna Selvagem do Ministério do Meio Ambiente Espanhol, possibilitou a colocação de um transmissor GSM na ave», antes de a libertar.

Dado o estatuto de conservação da águia-de-Bonelli, esta libertação é um contributo fundamental para a conservação da espécie em Portugal, nomeadamente da população residente no Algarve.

 

 

 

 



Comentários

pub