Afinal, ainda não há data para começar vacinação no Algarve

Início tinha sido anunciado para dia 27, pela delegada regional de saúde

Afinal, «ainda não é possível avançar» com a data em que começará a vacinação contra a Covid-19 no Algarve. Apesar de o início ter sido anunciado para 27 de Dezembro, Válter Fonseca, diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS), disse, esta terça-feira, dia 22, que, para já, não se sabe quando é que o processo arrancará na região. 

Questionado pelo Sul Informação, na habitual conferência de imprensa da DGS, este responsável explicou que, a 27 de Dezembro, a vacinação aos profissionais de saúde começará nos «cinco Centro Hospitalares que já foram divulgados»: Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central, ficando o Algarve excluído.

Esta lista, de resto, já tinha sido anunciada ontem por Marta Temido, ministra da Saúde, que explicou que estas cinco estruturas «representam o que é a rede de referenciação hospitalar do Serviço Nacional de Saúde, as instituições designadas de fim de linha».

O facto de o Algarve ficar de fora do primeiro dia de vacinação, logo a 27 de Dezembro, colide com o que foi anunciado, na passada quinta-feira, dia 17, pela delegada regional de Saúde.

Ana Cristina Guerreiro garantiu, então, que o processo arrancaria no dia 27 e que a região estava preparada para isso.

Válter Fonseca, na conferência de imprensa de hoje, explicou que «todos os profissionais de saúde vão ser, sequencialmente, vacinados contra a Covid-19».

«Há uma proposta de início dessa vacinação por alguns profissionais de saúde e por alguns centros hospitalares, mas a sequência faseada da vacinação chegará a todos, incluindo a todos os portugueses e residentes em Portugal», concluiu.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub