Adriana Marques é a protagonista do concerto solidário «Tempo de Fado»

Espetáculo é uma oferta à cidade do Grupo de Amigos do Museu de Portimão, no seu 6º aniversário

A fadista algarvia Adriana Marques é a estrela do concerto solidário «Tempo de Fado», que é uma oferta à cidade feita pelo GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão, no seu 6º aniversário. O espetáculo, que se integra nas comemorações do Dia da Cidade, acontece a 16 de Dezembro, às 20h30, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

A entrada é gratuita sujeita à lotação da sala.

Os sócios do GAMP deverão levantar preferencialmente os seus bilhetes, até ao dia 9 de Dezembro, na receção do TEMPO, de terça a sexta-feira, entre as 13 e as 18 horas.

A partir do dia 10 e até às 18h00 do dia 16, os bilhetes poderão ser igualmente levantados pelo público em geral.

Sujeito às regras de segurança em vigor, este será um concerto solidário, pelo que os Amigos do Museu de Portimão pedem a todos que tragam um bem alimentar ou de higiene, no dia do espetáculo, para doar a uma Associação de Solidariedade Social de Portimão.

«Pretendemos igualmente,com esta iniciativa, prestar homenagem à fadista Amália Rodrigues no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento e num período em que a exposição temporária “Bem-Vinda Sejas Amália”, estará patente no Museu de Portimão, de 12 de Dezembro a 10 de Janeiro», acrescentam os responsáveis pelo GAMP.

A fadista Adriana Marques será acompanhada pelos seus músicos habituais, Vitor do Carmo, na guitarra portuguesa, e José Santana, na viola de fado.

O espetáculo terá a duração aproximada de 60 minutos, sem intervalo.

Adriana Marques é natural de Monchique e desde muito cedo mostrou paixão pelos palcos, embora só aos 20 anos tenha descoberto o fado.

Participou em vários concursos regionais de fado, tendo conseguido ficar entre os 3 primeiros lugares em muitos deles. A partir daí, começou a ser convidada para participar em várias noites de fado realizadas pelo Algarve e Alentejo.

Em 2009, gravou o seu primeiro trabalho discográfico, Expressão d’Alma, onde cantou poetas como Bocage e Florbela Espanca. Este disco conta com a guitarra portuguesa de Custódio Castelo, viola de fado de Caje Garcia, bem como Américo Machado no baixo. A produção ficou a cargo de Paquito.

Com o lançamento desse trabalho discográfico, começaram as apresentações televisivas, fazendo com que o reconhecimento do seu trabalho seja cada vez maior. Em 2011, foi convidada para fadista residente de uma revista à portuguesa, onde permaneceu durante quatro anos consecutivos, fazendo atuações por todo o país.

A conciliar com os espetáculos a solo e as várias atuações nas casas de fado da zona, em 2014, Adriana Marques viajou até à Holanda, onde atuou em teatros de Amesterdão e arredores, com uma enorme aceitação por parte do público.

Em 2016, foi convidada a fazer uma apresentação de fado para o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesse mesmo ano, viajou até à Suíça para participar num evento como representante da canção nacional.

Foi no inicio de 2017 que iniciou a gravação do seu mais recente trabalho discográfico, produzido por Custódio Castelo, com o acompanhamento de Carlos Leitão, na viola de fado, Carlos Menezes, no contrabaixo, e Custódio Castelo, na guitarra portuguesa.

O disco «Simplesmente» contou ainda com as participações especiais da Confraria de Medronho de Monchique, Vitor do Carmo e José Santana, na guitarra portuguesa e viola de fado, respetivamente, assim como de Carla Travessa, na trompa.

Com temas maioritariamente da autoria de Custódio Castelo, podem ainda encontrar-se em «Simplesmente» temas de outros autores sobejamente conhecidos do panorama musical português, tais como  Jorge Fernando, Mário Moniz Pereira e de Amália Rodrigues, entre outros.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub