Turismo de Portugal está no Algarve a apoiar ideias inovadoras e sustentáveis

O programa Green Up pretende apoiar alunos e recém-formados em turismo a criar projetos que apostem na sustentabilidade e economia ambiental

O programa Green Up, que apoia ideias inovadoras em turismo sustentável, passa pelo Algarve até amanhã, dia 11 de Novembro. 

Esta iniciativa esteve hoje, 10 de Novembro, em Vila Real de Santo António e Faro e estará amanhã, em Portimão, a partir das 15h00, continuando depois o “roadshow” por mais nove escolas de Hotelaria e Turismo para selecionar 70 empreendedores.

«Para as equipas que se formarem seguir-se-á um Bootcamp de dois dias em Alvaiázere, no distrito de Leiria, entre 10 e 11 de Dezembro, constituído por dois dias intensivos de mentoria e formação», diz a organização.

Depois, até meados de Janeiro de 2021, as equipas serão acompanhadas e apoiadas na construção de 35 projetos de investimento, dos quais serão selecionados um grupo de finalistas. Então, a 7 de Fevereiro, haverá em Coruche a Grande Final em que serão apurados os vencedores.

O programa Green Up pretende apoiar alunos e recém-formados em turismo a criar projetos que apostem na sustentabilidade e economia ambiental. A iniciativa do Turismo de Portugal, em parceria com os Territórios Criativos, passa pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, Faro e Portimão.

Preparar empreendedores que saibam aproveitar a procura turística e direcioná-la para a sustentabilidade é o objetivo do “Green Up”, o programa de Ideação em Turismo promovido pelos Territórios Criativos e pelo Turismo de Portugal e dirigido a escolas de Hotelaria e Turismo de todo o país. A valorização dos produtos e dos serviços endógenos, a sustentabilidade dos territórios e a promoção da economia circular são os pilares do programa.

«As limitações que a Covid-19 trouxe têm de ser postas ao serviço da fixação de pessoas nos seus territórios de origem e da aceleração da economia local, criando novas oportunidades no setor do turismo: é exatamente isso que o Green Up irá promover e desenvolver», afirma Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, a empresa de consultadoria e de apoio ao empreendedorismo que organiza o Green Up.

«A procura turística só será bem aproveitada por novos empreendedores se os investimentos potenciarem os produtos e os serviços locais, ou seja: se qualificarem a oferta turística adaptando-a à identidade de cada território», afirma Luís Matos Martins

«Isso implica lógicas de economia circular e de sustentabilidade, seguindo os objetivos de desenvolvimento sustentável [ODS] estabelecidos pelas Nações Unidas. Só com essas lógicas se conseguirá qualificar uma oferta turística que seja competitiva e sustentável nos tempos em que vivemos», acrescenta.

«Numa época em que o turismo foi tão afetado, com os números a revelarem uma descida substancial dos índices de atividade, é imprescindível procurar novas formas de operar. A sustentabilidade é um ponto fulcral para a estratégia do Turismo de Portugal e o Green Up pretende encontrar empreendedores com ideias nesta área em particular», conclui Maria Loureiro de Lemos, coordenadora do programa.

 

 



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