São Brás diz que «aplicação cega» do critério continua a prejudicar concelho na lista de risco

A Câmara manifesta ainda «toda a solidariedade para com os setores da economia local

São Brás de Alportel em tempos de pandemia  – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

São Brás de Alportel continua a ser um concelho de risco, depois da reavaliação feita esta quinta-feira, 12 de Novembro. A Câmara mantém a posição de contestação a um critério (dos 240 casos por cada 100 mil habitantes), cuja «aplicação cega» prejudica o município. 

Apesar das diligências feitas junto do Governo – e nas quais o autarca Vítor Guerreiro depositava esperança -, a «sugestão de exclusão dos casos em lares de terceira idade não foi aceite».

Caso tivesse sido aceite, no acumulado de novos casos nos últimos 14 dias (de 28 de Outubro a 10 de Novembro), São Brás totalizaria apenas 14, quando o limite é de 24. Ou seja, ficaria aquém da linha vermelha.

«O Município de São Brás de Alportel continua a entender que a aplicação cega deste critério que define de elevada incidência a existência de 240 casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sem ponderação da especificidade dos territórios e da real situação epidemiológica do concelho, conduz à aplicação de medidas desajustadas e ineficazes, com graves prejuízos para a economia local e as comunidades, já tão fustigadas por esta pandemia e pela crise que trouxe consigo», diz a autarquia em comunicado.

A Câmara manifesta ainda «toda a solidariedade para com os setores da economia local, fustigados por estas medidas», reafirmando que «estamos a desenvolver todos os esforços para apoiar a nossa população, conscientes da dura situação que vivemos».

Além de São Brás, há outros sete concelhos algarvios – Albufeira, Faro, Tavira, Vila do Bispo, Vila Real de Santo António, Portimão e Lagos na lista dos concelhos de alto risco. As restrições entram em vigor a partir das 0h00 de segunda-feira, 16 de Novembro.

 

 



Comentários

pub