Sabe o que é uma beateira? É o que a Câmara de Silves vai oferecer a restaurantes e cafés

Recipientes são feitos em plástico reciclado

A Câmara Municipal de Silves anunciou hoje a compra de 200 beateiras, ou seja, recipientes próprios para colocar as beatas dos cigarros, que agora serão entregues de forma gratuita a empresas de restauração e bebidas do concelho.

A sensibilização “Lixo Zero Ambiente 100” direcionada para os problemas ambientais e a entrada em vigor da penalização de quem atira beatas para o chão foram o mote para o investimento, explica a autarquia.

Qualquer empresa da área de restauração e bebidas pode candidatar-se a este equipamento, mediante o envio de ficha de inscrição para o email residuos@cm-silves.pt. Esta campanha é limitada às unidades existentes.

Estas beateiras resultam da reutilização de plásticos reciclados que criam, de forma inovadora, um produto bastante resistente para utilização em ambientes exteriores. Não é combustível e alia a utilização de resíduos plásticos, que não têm reciclagem possível, com a criação de equipamentos urbanos.

Esta iniciativa visa sensibilizar a população para as questões ambientais e alertar para a importância da colocação de resíduos no seu devido local, a fim de manter o espaço público limpo.

As coimas mínimas previstas são de 250 euros para quem for apanhado a lançar beatas para o chão, segundo a Lei 88/2019.

 



Comentários

pub