Rute Martins faz soar órgãos históricos de igrejas em Tavira e Faro

Os concertos realizam-se às 21h00

Rute Martins é a convidada dos próximos concertos do Festival de Órgão do Algarve na sexta-feira, 20 de Novembro, na Igreja de Santiago (Tavira), e no sábado, dia 21, na Igreja do Carmo (Faro). Na capital algarvia, o espetáculo será transmitido apenas online. 

Na Igreja de Santiago, Rute Martins tocará um órgão, cuja construção data de 1785. Este concerto acolherá público, sendo a entrada livre e sem reserva prévia (50 lugares sentados).

No sábado, dia 21, será a vez de se apresentar na Igreja do Carmo em Faro, no teclado, registos e pedais do órgão do final do século XVIII. Aqui, o concerto terá apenas transmissão online.

Os concertos realizam-se às 21h00 e estão integrados na 13ª edição do Festival de Órgão do Algarve, organizado pela Associação Cultural Música XXI e com Plano de Contingência aprovado pela Autoridade de Saúde.

Rute Martins iniciou os estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa em 1987, data em que começa a estudar Órgão sob a orientação do Professor Antoine Sibertin Blanc. Termina a Licenciatura em Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa em 1999, sob a orientação do mesmo Professor.

Além da atividade de docente tem realizado vários recitais a solo e com outras formações instrumentais. No país, destacam-se os concertos realizados nos Açores, no Festival Internacional de Música de Santarém e nos concertos Non Stop na Sé de Lisboa. Tem realizado concertos com diversos coros e orquestras, incluindo digressões pela Europa, nomeadamente, Áustria, Hungria, Bélgica e Alemanha.

Ministrou os Cursos das Semanas Gregorianas nos anos de 1999 e 2000. É docente na Classe de Órgão do Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e da Escola de Artes-Samp. É Organista na Igreja Evangélica Alemã de Lisboa e integra o grupo de música de câmara Liz Consort.

O Festival de Órgão do Algarve 2020 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação, Rua FM e Mais Algarve. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

Para seguir os concertos online, clique aqui.

 



Comentários

pub