Rede Investalgarve reúne-se para debater recuperação económica e setor agroalimentar

Ponto da situação do desemprego e das medidas para o combater também vão estar na ordem do dia

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve vai promover uma reunião rede regional de parcerias de apoio ao desenvolvimento económico Investalgarve amanhã, quarta-feira, dia 11.

A sessão, que será remota e decorrerá online, contará com a participação de especialistas, que vão protagonizar painéis subordinados aos temas “Instrumentos de Apoio à Recuperação e Desenvolvimento do Algarve (2021– 2027)” e “O futuro do setor agroalimentar no Algarve”.

O programa também conta com um ponto da situação sobre o emprego e as medidas para o combater, na região algarvia, a cargo de Madalena Feu, delegada regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e com uma apresentação do Projeto ReStart – Rede de Apoio ao Empreendedorismo, por Hugo Barros, do CRIA – Universidade do Algarve.

No que toca aos painéis, o primeiro, dedicado aos “Instrumentos de Apoio à Recuperação e Desenvolvimento do Algarve (2021– 2027)”, terá como oradores Luís Gomes, da Universidade do Algarve, e Carlos Lobo, da Ernst & Young. A moderação será feita por Brandão Pires, primeiro secretário da AMAL.

Já “O futuro do setor agroalimentar no Algarve” será debatido por Sara Silva (Comissão Vitivinícola do Algarve), Vítor Neto (NERA) e Miguel Freitas (Universidade do Algarve), com a moderação a ficar a cargo de Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas.

A sessão contará, ainda, com intervenções de José Apolinário, o recém empossado presidente da CCDR do Algarve (abertura) e de António Pina, presidente da AMAL (encerramento).

A reunião de amanhã é promovida no âmbito do projeto INOVA ALGARVE 2.0., que resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Colectivas (SIAC) – Qualificação, com enquadramento no Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020, pela Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), pela Universidade do Algarve e pela Tertúlia Algarvia – Centro de Conhecimento em Cultura e Alimentação Tradicional do Algarve.

Este projeto «pretende reforçar a capacidade empresarial das PME da região, para o desenvolvimento de processos de inovação, estimulando práticas de cooperação e coopetição, sensibilizando e capacitando as PME para os fatores críticos de competitividade nos domínios da inovação», segundo a AMAL, entidade responsável pela “Dinamização e capacitação do ecossistema de inovação do Algarve – Rede Investalgarve”.

 



Comentários

pub