Professora da UAlg vence prémio com projeto que propõe vacinação diferente

O Prémio Robalo Cordeiro é atribuído anualmente e tem o valor de 10 mil euros

Ana Grenha, docente e investigadora da Universidade do Algarve, venceu (ex-aequo) o Prémio Robalo Cordeiro SPP/AstraZeneca/Novartis 2020, atribuído anualmente pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia. A investigadora e a sua equipa apresentaram o projeto “Imunização por via inalatória – Uma estratégia para as doenças respiratórias”.

O projeto premiado propõe uma alternativa à vacinação convencional, direcionada para a proteção contra infeções respiratórias.

«Nestas infeções, é afetado essencialmente o pulmão, pelo que faz sentido que se tente desencadear uma resposta imune forte a nível local, no órgão afetado, em vez de fazer uma vacinação através de um injetável, que o alcançará com menor intensidade», refere a investigadora. «A ideia é fazer com que a proteção do pulmão prevaleça».

Em relação à metodologia usada, Ana Grenha explica: «propomos que a vacina seja administrada por via de uma inalação, tal como se faz, por exemplo, com a administração de medicamentos antiasmáticos, utilizando um dispositivo inalador».

A investigadora acrescenta ainda que «a vacina estará sob a forma de micropartículas, que são pós secos, os quais serão inalados pelos indivíduos».

O projeto proposto e os produtos que na sua sequência venham a ser desenvolvidos têm a capacidade de causar impacto na qualidade de vida da população, porque melhorarão potencialmente a capacidade de resposta a uma infeção respiratória, ou seja, proporcionarão maior proteção do indivíduo.

Os resultados a obter são altamente translacionais (aplicação dos resultados da investigação básica à investigação clínica). Ana Grenha e a sua equipa acreditam que estes aspetos foram decisivos na seleção deste projeto para a atribuição do prémio.

O Prémio Robalo Cordeiro é atribuído anualmente e tem o valor de 10 mil euros. Constitui uma parceria entre a Novartis, que o suporta, e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), que lhe dá o seu aval científico, contribuindo para galardoar uma nova geração de cientistas que se dedicam à investigação na área respiratória.

 

 



Comentários

pub