Portimão apela à população para tentar evitar inclusão na lista de concelhos com restrições

Presidente da Câmara apela ao cumprimento das regras por toda a população

A Câmara de Portimão está preocupada com a possível inclusão deste município na lista de concelhos com restrições, na próxima atualização que será feita dentro de um pouco menos de 15 dias.

Em comunicado publicado na sua página de Facebook, a autarquia explica que «de acordo com as novas regras elaboradas pela DGS, todos os concelhos com mais de 240 novos casos de Covid-19 por 100.000 habitantes em 2 semanas entram numa lista que em muito restringe o dia-a-dia de todos nós, quer seja do ponto de vista da mobilidade, do trabalho, do lazer e, naturalmente, com consequências económicas».

Ora, «de acordo com o número de habitantes do concelho de Portimão, um pouco mais de 55 mil, os 240 representam cerca de 130. Ou seja, teremos de ter uma média inferior a 9 casos positivos por dia para não “entrarmos” na lista dos concelhos com restrições».

Só que, nos últimos dias, o acréscimo de novas infeções tem sido muito maior no concelho, como o mapa interativo do Sul Informação tem mostrado. Foram mais 15 ontem e 17 hoje.

O comunicado da Câmara acrescenta: «numa análise aos primeiros quatro dias deste mês, Portimão já está com indicadores de novos casos diários altamente preocupantes e que a este ritmo nos “colocarão” no fim destas 2 semanas (esta e a próxima), na referida lista dos municípios com restrições».

Por isso, a autarquia iniciou hoje a partilha de um gráfico com o número de casos diários de Covid19, «com o propósito de acompanhar a evolução e desta forma o/a sensibilizar».

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, explicou ao Sul Informação que o objetivo da publicação do comunicado nas redes sociais foi «alertar a população para a necessidade absoluta de cumprimento das regras, apelar ao civismo das pessoas, que é a única forma que temos de não transmitir o vírus».

É que, sublinhou a autarca, «se nós continuarmos a não usar máscaras, a não fazer a higienização das mãos, a não ter etiqueta respiratória, a não manter o afastamento, obviamente que aí não haverá forma de controlar a pandemia e o vírus vai continuar a espalhar-se e rapidamente. Este vírus transmite-se com muita facilidade e muita rapidez».

Por isso, a responsável pela Câmara de Portimão apela a uma «atitude diferente da população». «Só assim poderemos travar este crescimento» de casos, que poderão levar o concelho a ser incluído na lista de municípios onde vigoram restrições e que, na primeira leva de 121 concelhos de todo o país, apenas incluiu um algarvio: São Brás de Alportel.

Isilda Gomes salientou o que o comunicado explica: «o máximo que poderíamos ter nestas duas semanas seria 9 infetados, em média, por dia. Ora nós temos dias em que temos mais do dobro…»

Nas suas declarações ao Sul Informação, a autarca adiantou que a maioria dos casos registados nos últimos dias «têm ainda a ver com o surto na igreja evangélica e estão muito ligados a festas privadas de comunidades estrangeiras que vivem no concelho». Pelo contrário, os surtos na comunidade cigana portimonense «estão controlados».

«Eu quero dizer às pessoas a verdade e a verdade é a que colocámos no comunicado», concluiu Isilda Gomes.

O comunicado da Câmara de Portimão termina com um apelo forte: «nesta altura, mais do que nunca, as escolhas de cada um contam, por isso não hesite, cumpra as recomendações. Por si, pelos seus e por toda a nossa comunidade».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub