Poços de Lagoa e Carvoeiro recuperados para serem as “estrelas” de novo roteiro

Obras de requalificação de sete poços e das zonas envolventes já começaram

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro (UFLC) deu início na passada semana às obras de recuperação de sete poços existentes o seu território, com o objetivo de criar um roteiro de visitação a este património.

«A intervenção consiste na manutenção da estrutura e dos materiais originais. Isso implica que, no caso dos poços que estão mais degradados, seja levado a cabo um trabalho quase completo de restauro», segundo a UFLC.

Além dos poços em si, será igualmente requalificada a zona envolvente, de modo a criar condições para que estes «possam ser visitados».

O objetivo final «é a criação de um Roteiro dos Poços naquela parte do território do concelho de Lagoa. Cada um deles será identificado pelo nome e terá um pequeno texto sobre a sua história, para além de indicar a localização do poço seguinte».

Segundo Joaquim João, presidente da UFLC, «a ideia inicial, face ao orçamento desta autarquia era apenas criar o roteiro, recuperando os poços. Mas, entretanto, o Município de Lagoa também se envolveu na iniciativa e, graças a essa parceria, poderemos ter todas as zonas envolventes requalificadas».

«Este era um desejo antigo deste executivo, que vem ao encontro da nossa forma de trabalhar, que pretende sempre projetar a freguesia para o futuro, mas homenageando o nosso passado, os nossos costumes e tradições”, adiantou o autarca.

Por esta via, acrescentou, «pretende-se contribuir para a valorização do património e a preservação da história, dos costumes e das tradições locais». Por outro lado, «é também uma forma de projetar o futuro e garantir mais uma atração turística para a freguesia e para o concelho».

 

Fotos: União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro

 

 



Comentários

pub