PME – Será que a minha empresa precisa deste Certificado?

Certificado PME da sociedade é fundamental para aceder a linhas de apoio, como a Linha Covid – Apoio à Economia

Para terminar o capítulo das empresas, chamamos agora a vossa atenção para a necessidade e para a vantagem de termos a nossa empresa certificada pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), no que respeita à certificação PME (micro, pequena ou média empresa).

Esta certificação, para ser possível, tem de seguir os critérios definidos na legislação europeia – Recomendação da Comissão de 6 de maio de 2003. Destacamos, desde já, o número de efetivos na empresa, o volume de negócios e o balanço total.

Pode-se, desde logo, verificar, através destes critérios, como seria qualificada a sua empresa:

Durante este período difícil que atravessamos, muitas são as barreiras criadas e, para encontrar formas de conservar a sua empresa, por vezes é necessário avançar com pedidos de financiamento.

No decurso desta pandemia, várias foram as empresas que recorreram a entidades financeiras para concessão de financiamento, com o objetivo de obterem linhas de crédito, financiamento de tesouraria, investimento ou, ainda, financiamento para as startups.

A Linha Covid – Apoio à Economia foi uma das mais procuradas, inclusive por empresários em nome individual, com diversos critérios de eleição.

Ora, para prossecução destes pedidos, vários são os elementos a apresentar às entidades financeiras e um deles é o certificado PME da sociedade.

A certificação PME é um serviço que é obtido unicamente online. Apesar de o certificado ser facilmente conseguido através de formulário eletrónico, é necessário alertar para o facto de que o processo não é assim tão linear nem fácil.

Damos um exemplo típico de uma empresa com dois sócios, os quais, para além desta, também são sócios doutras sociedades, sendo um deles ainda empresário individual.

Portanto, aqui o que acontece é que toda a informação relevante das outras sociedades também tem de ser inserida para conseguir completar o formulário, assim como a identificação de todos os restantes sócios das outras sociedades.

Todos os cidadãos podem aceder à plataforma Certificação PME e requerer o serviço desejado.

No entanto, referimos novamente que surgindo dúvidas e dificuldades para requerer estes serviços, poderão sempre recorrer a um Solicitador, profissional que o auxiliará na sua formalização e concretização.

 

Autora: Tânia Fernandes é solicitadora

 

Nota: Artigo publicado ao abrigo da parceria entre o Sul Informação e a Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub