Ourique reconhecida como Autarquia Familiarmente Responsável

Câmara Municipal diz que «galardão é mais um incentivo à manutenção do esforço municipal de continuar a colocar as pessoas no centro das suas ações»

A Câmara Municipal de Ourique acaba de ser reconhecida como Autarquia Familiarmente Responsável 2020, Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis.

O Município de Ourique salienta, em nota de imprensa, que «tem apostado na concretização de um amplo conjunto de políticas e de apoios sociais destinados às crianças, aos jovens, às famílias e à população sénior, num impulso gerador de maior coesão social e qualidade de vida».

Foi esse «impulso municipal orientado para as famílias» que foi agora reconhecido por aquele Observatório, através da atribuição do galardão e da bandeira de Autarquia Familiarmente Responsável 2020.

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis nasceu em 2008, com objetivos mais vastos e procurando criar sinergias positivas para todos os municípios nacionais.

Os seus objetivos passam por «dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias», «potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros», «colocar ao dispor das autarquias uma equipa pluridisciplinar, constituída essencialmente por pessoas da área da sociologia, psicologia, assistência social e familiar e economia que, com experiência nos âmbitos da família e das autarquias possam contribuir positivamente para a avaliação de medidas nesta área, quer previamente quer a posteriori».

«Num tempo marcado por constrangimentos decorrentes da pandemia e dos seus impactos, este galardão é mais um incentivo à manutenção do esforço municipal de continuar a colocar as pessoas no centro das suas ações», salienta a Câmara Municipal de Ourique.

«Das bolsas para o ensino superior à comparticipação dos medicamentos da população sénior, são muitas as expressões de um sentido compromisso com as necessidades dos que mais precisam para que ninguém fique para trás e possa ter padrões mínimos de qualidade de vida», acrescenta aquela autarquia do Baixo Alentejo.

 

 


Comentários

pub