Monchique tem mais 5 casos de Covid-19

Casos «não estão relacionados» com a cadeia de transmissão inicial

Há mais cinco casos positivos de Covid-19 em Monchique, resultantes de dois novos focos de infeção, revelou este sábado, 21 de Novembro, o presidente da Câmara.

Estes casos «não estão relacionados» com a cadeia de transmissão inicial: uma funcionária da Câmara, mas em funções de auxiliar de ação educativa no Pré-Escolar de S. Pedro. 

«Dois destes casos estão relacionados com o ‘caso isolado’ que já tinha dado conhecimento e diz respeito aos restantes elementos do seu agregado familiar», explica o autarca Rui André, num post no Facebook.

«A outra nova cadeia, cuja origem se encontra identificada, atinge para já, três pessoas de três agregados familiares diferentes mas pertencentes à mesma família, tendo os restantes contactos próximos sido testados hoje. A autoridade de saúde local encontra-se a realizar os respetivos inquéritos epidemiológicos e a rastrear as eventuais cadeias de transmissão destas duas novas cadeias», acrescenta.

Quanto à «cadeia inicial que atingiu até agora 8 casos (três agregados familiares com duas pessoas e mais duas pessoas isoladas) parece não apresentar novidades, uma vez que todos os testes realizados, incluindo crianças, funcionários do município, educadoras e professores, entre outros contactos, tiveram resultado negativo».

Monchique tem agora 14 casos positivos, «estando um vasto número de pessoas em isolamento profilático que devem cumprir as orientações das autoridades de saúde».

«Continuarão a ser realizados testes de forma a controlar eventuais cadeias de contágio e certamente a situação poderá agravar-se nos próximos dias. Apelo por isso ao empenho de todos para que possamos continuar a cumprir as regras e a nos proteger-nos e a proteger a nossa comunidade», conclui o autarca.

 



Comentários

pub