Mesmo em pandemia, Rota do Petisco teve «números impressionantes»

Iniciativa gerou um impacto económico direto superior a 318 mil euros

A Rota do Petisco, que decorreu de 11 de Setembro a 11 de Outubro, teve «números impressionantes», gerando um impacto financeiro direto de 318.450 euros para a região.

«Em plena pandemia foi possível realizar com sucesso mais um ano de Rota, envolvendo mais de 230 restaurantes e um total de 13 concelhos, foi também das mais rentáveis, tendo gerado um impacto económico direto superior a 318 mil euros», diz a Teia d’Impulsos, organizadora da iniciativa.

«Num ano atípico, de poucos eventos culturais, este resultado é bastante significativo do ponto de vista social, cultural e financeiro, uma vez que as receitas geradas ultrapassam o investimento feito no evento, mas é especialmente relevante porque mostra como a Rota do Petisco contribui efetivamente para a dinamização de todo o Algarve», afirma Luís Brito, presidente da Teia D’Impulsos.

Assim, «ao longo de 31 dias, as pessoas foram convidadas a petiscar em segurança, para saírem à rua, voltando a frequentar os estabelecimentos aderentes, tendo a Rota alcançado um dos seus principais objetivos: motivar os cidadãos a vir para a rua, encorajá-los a descobrir gastronomia, a região e os estabelecimentos da sua localidade num ambiente de convívio e partilha, mesmo quando tudo isso parecia impossível perante a situação atual», acrescenta o responsável.

 

 

Também ao nível das ementas vendidas, a 10ª edição da Rota do Petisco superou amplamente as expectativas. A organização havia fixado como objetivo a venda de 50.000 rotas, tendo esta meta sido ultrapassada em mais do dobro – a Rota do Petisco 2020 registou mais de 112 mil ementas vendidas.

«Seguramente a Rota do Petisco honrou em mais uma edição o seu propósito primeiro de divulgar a gastronomia tradicional portuguesa e algarvia, contribuindo para a dinamização da economia local, mostrando a todos que, após 10 edições, continua a ter uma enorme importância para a revitalização da região e que o evento constitui já uma referência na oferta turística da região», destaca Nuno Bernardino Vieira, coordenador do evento.

De facto, a Rota do Petisco tem vindo a impactar, a cada edição, um público crescente e diversificado, assim como a fidelizar participantes de edições anteriores. Note-se que mais de 72,2% dos participantes na Rota do Petisco 2020 haviam já participado em edições anteriores.

«Se ‘Ir à Rota’ já se tornou um ritual, e até expressão comum no vocabulário dos algarvios, tal só foi possível graças ao apoio de uma multiplicidade de entidades parceiras, públicas e privadas», salienta o responsável.

 

 

Nesta edição houve o apoio dos municípios de Aljezur, Albufeira, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, Tavira, São Brás de Alportel, Silves e Vila do Bispo.

Entre os parceiros contam-se ainda a Cerveja Bohemia (parceiro passaporte), a Região de Turismo do Algarve, a Direção Regional de Cultura do Algarve, as Terras do Infante a Freguesia de Portimão e a Freguesia de Alvor, a Comissão Vitivinícola do Algarve, os Comboios de Portugal, a Associação de Comerciantes de Armação de Pêra, a IT Base, a Prime Digital, a Double Bun, os Giletes de Aço, a Gidreams, a Tomorrow, a Zomato, o Sul Informação, a Alvor FM e a Rádio RUA.

«Além das várias parcerias, o sucesso da Rota do Petisco 2020 voltou a alicerçar-se na dedicação dos colaboradores da associação, dos voluntários e dos membros da direção da associação responsável pela organização do evento, assim como de outras tantas pessoas que, acreditando no projeto, se esforçam para fazer desta edição comemorativa a melhor Rota do Petisco», conclui Luís Brito.

 




 

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