Manuel Baptista expõe “Sombras e Outras Cores” no Museu de Faro

Manuel Baptista nasceu em Faro

A exposição “Sombras e Outras Cores”, de Manuel Baptista, está patente até 22 de Novembro, no Museu Municipal de Faro. 

«O título Sombras e Outras Cores— homónimo da exposição recentemente apresentada na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva —, tanto alude a constantes formais da obra de Manuel Baptista, como metaforicamente se refere a aspetos de outra ordem, presentes na sua produção artística», diz a associação Artadentro, responsável pela iniciativa.

«De facto, nesta mostra, podemos admirar a maestria como conjuga o seu vocabulário formal de linhas, formas/manchas, a cor e a própria rugosidade do papel, numa construção poética em sucessivas camadas de feliz e pura sensibilidade», acrescenta.

Esta exposição integra o 4º ciclo de arte contemporânea da Artadentro. A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e aos sábados e domingos das 10h30 às 17h00.

Manuel Baptista (Faro, 1936), formou-se na Escola de Belas-Artes de Lisboa, onde foi professor. Foi bolseiro Gulbenkian em Paris e do Instituto de Alta Cultura em Ravena. Foi um dos artistas convidados pela secção portuguesa da AICA para participar na renovação da decoração do café “A Brasileira”, no Chiado, em Lisboa. Entre 1990 e 2003, dirige as galerias municipais Trem e Arco, em Faro.

É premiado com o 1º Prémio de Pintura/Prémio Guerin de Artes Plásticas (1968), o Prémio Soquil (1970), o Prémio de Pintura IV Bienal de Cerveira (1984) e o Prémio BANIF de Pintura (1993).

Expõe regularmente desde 1958. Das suas mostras mais recentes, destaca-se a exposição Fora de Escala – Desenho e Escultura 1960-1970, Museu da Electricidade, Fundação EDP, Lisboa — considerada pela Sociedade Portuguesa de Autores como a melhor exposição nacional de 2011 — e, já em 2019, Sombras e Outras Cores, na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva (ambas com parceria da Fundação Carmona e Costa e curadoria de João Pinharanda), realizada em simultâneo com a mostra Zonas de Sombra, na Giefarte em Lisboa.

 

 



Comentários

pub