Loulé tem dois milhões para levar a “era digital” ao interior do concelho

Programa digital da Câmara visa garantir cobertura de 98% de Internet móvel no barrocal e na serra

A Câmara de Loulé vai investir mais de 2 milhões de euros num programa digital nas freguesias do interior para ajudar a melhor proteger a floresta, mas também para garantir a cobertura de rede de voz e de banda larga móvel em «98% do extenso território da serra e do barrocal do concelho».

O executivo camarário louletano vai abrir um concurso público para «contratar serviços para a implementação de um programa digital no interior do concelho».

«O programa definido contempla soluções e equipamentos que permitirão auxiliar a população em caso de necessidade, proteger a floresta e ecossistema ambiental, assim como aumentar a atratividade do território. Com a instalação destas soluções, estarão igualmente criadas as condições para que 98% do extenso território da serra e do barrocal no concelho de Loulé tenha cobertura de rede móvel de voz e de dados», descreveu a Câmara de Loulé.

Os responsáveis pela autarquia salientam «o grande alcance» do programa, «na medida em que visa a inclusão digital, assim como a revitalização de toda uma área geográfica que necessita de respostas urgentes e eficazes».

Estas soluções vão chegar às freguesias de Alte, Ameixial, Salir e União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim, territórios do barrocal e da serra marcados «pelo envelhecimento demográfico e pela escassez de população, fruto dos movimentos migratórios dos jovens para o litoral do concelho».

Uma das funcionalidades da ferramenta que será implantada, «e que será de grande relevância para a grande maioria dos habitantes que vivem isolados em locais dispersos, consiste na monitorização e assistência à população idosa, através de soluções de localização GPS, deteção de quedas, monitorização dos sinais vitais e disponibilização de comunicações de assistência à população».

«Por outro lado, este programa pretende também proporcionar melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento pessoal para a população jovem residente e, em simultâneo, contribuir para atrair mais jovens ao interior do concelho, pela disponibilização de material informático e acesso à Internet para os jovens destas freguesias, com disponibilização de banda larga móvel», reforça a autarquia.

De caminho, a Câmara de Loulé apostará na «proteção da floresta e do ecossistema ambiental», através «de captação de imagens e vídeo, da deteção de alterações térmicas, de ruídos e de movimentos, monitorização de variáveis meteorológicas locais, localização de meios, recursos e alarmística. A monitorização de incêndios que, ao longo dos anos, têm fustigado a vasta área florestal da Serra do Caldeirão será igualmente importante neste contexto».

«Outra das valências deste serviço visa contribuir para a promoção e o desenvolvimento do turismo no interior do concelho através da disponibilização de roteiros, guias digitais e histórias de realidade aumentada para estímulo, aprendizagem e interatividade dos visitantes no interior do concelho», acrescentou a Câmara de Loulé.

Ainda dentro da área do turismo, «a plataforma contemplará a monitorização e localização da atividade turística, para efeitos de entendimento da afluência, tendências e efeitos de marketing».

O município de Loulé vai adquirir algum equipamento, no âmbito do programa agora lançado, nomeadamente «três estações meteorológicas para complementar as três atualmente em operação no concelho, bem como software diverso, especificamente uma aplicação móvel e conteúdos associados para promoção do turismo».

«As soluções a contratar, em conjunto, têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos habitantes, atrair habitantes e negócios para o interior e promover o emprego», resumiu a Câmara de Loulé.

 

 



Comentários

pub