Ligação de São Brás à A22 «é uma prioridade para o Governo»

Projeto está concluído, mas ainda falta saber se haverá necessidade de Avaliação de Impacto Ambiental

A garantia chegou de dois ministros e de um ex-secretário de Estado, hoje presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve: a ligação entre São Brás de Alportel e a Via do Infante (A22) «é uma prioridade» e tem já verba cativada para avançar, revelou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara são-brasense.

«A senhora ministra da Coesão Territorial disse-me que é uma prioridade. O sr. presidente da CCDR, aí há 15 dias, esteve cá a falar sobre este assunto. O Nuno Santos [ministro das Infraestruturas] diz que é uma prioridade. É uma prioridade para o governo. Porque a verba está lá, querem executar, querem lançar a obra, o projeto está feito», assegurou o presidente da Câmara de São Brás de Alportel.

Esta revelação foi feita em declarações aos jornalistas, à margem de uma conferência de imprensa de balanço do 3º ano de mandato do atual executivo, que, como se adivinha, foi muito focado na pandemia e nas suas consequências.

No entanto, como Vítor Guerreiro deixou então claro – numa altura em que São Brás ainda não sabia que iria integrar a lista dos 121 municípios com elevada taxa de infeção, que estão sujeitos a fortes restrições -, a autarquia não se focou exclusivamente na Covid-19 e manteve a aposta em obras.

Neste caso, a obra não será custeada pela Câmara, mas vem ao encontro de uma ambição antiga do município e da população de São Brás de Alportel.

Segundo Vítor Guerreiro, o projeto «está pronto» e a versão final seria disponibilizada à autarquia dentro de poucos dias. Esta versão já inclui contributos do município, que tem estado «a analisar algumas peças, que têm articulado sempre connosco».

Depois disso, o documento será enviado para a Agência Portuguesa do Ambiente. «Dizem eles que, à partida, será dispensada da Avaliação de Impacto Ambiental, porque a maior parte é cima do traçado atual da EN2. Isso era muito bom. Ganhávamos tempo e espero que assim seja».

A única parte totalmente nova será entre a saída da vila de São Brás de Alportel e a aldeia dos Machados.

«Quando vamos na EN2 de São Brás para os Machados, há ali uma zona de reta. O projeto prevê que se continue em reta, a partir daí, em vez das curvas e contracurvas», revelou Vítor Guerreiro.

Quem usar esta estrada, no futuro, também pode contar «com muitas rotundas», a solução encontrada pelo projetista para «evitar viragens à esquerda, que é o grande perigo».

Esta acaba por ser uma boa notícia para um concelho que tem vivido tempos difíceis, devido às restrições que advém do facto de ser um dos municípios em confinamento parcial e onde serão aplicadas, a partir de hoje, as medidas do estado de emergência, nomeadamente o recolher obrigatório, que aos fins de semana começa às 13h00.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 




 

Comentários

pub