Jiboias, piton e tarântula apreendidas a jovem de 16 anos em Albufeira

Animais são protegidos ao abrigo da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES)

Duas jiboias, uma piton e uma tarântula, todas de espécies protegidas internacionalmente, foram apreendidas a um jovem de 16 anos que as mantinha ilegalmente em cativeiro na sua casa, em Albufeira.

A operação que resultou nesta apreensão teve origem «na captura de uma jiboia “Boa Arco-íris”, encontrada no logradouro de uma habitação em Albufeira, no dia 15 de Outubro».

Uma investigação do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Albufeira permitiu identificar o dono do animal, que mantinha em casa mais duas jiboias “Boa Arco-íris” (Epicrates cenchria), uma Piton Bola (Python regius) e uma tarântula encaracolada da Nicarágua (Tliltocatl Albopilosus).

 

 

Os quatro animais foram apreendidos, uma vez que são espécimes protegidos internacionalmente, ao abrigo da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), em Albufeira. Foram os quatro «entregues a um parque de diversões de Quarteira».

Os militares da GNR elaboraram dois autos de notícia por contraordenação, por falta de Certificado CITES, de Registo de Detenção de Espécimes Perigosos e de Registo de Criador.

A ação teve o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Autoridade CITES em Portugal.

 



Comentários

pub