Hospitais “ganham” camas com transferência de doentes Covid para hotéis de Portimão

Doentes ficarão instalados nos hotéis Pestana Blue Alvor e Pestana Delfim Beach & Golf Hotel

Doentes Covid-19 que não necessitem de internamento hospitalar, mas que não possam regressar a casa ou a lares de idosos onde residam, vão passar a ser acolhidos em hotéis de Portimão, onde vai começar a funcionar «nos próximos dias» uma Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) aos hospitais do Algarve.

Esta nova resposta, que contará com o apoio de profissionais de saúde, já está a funcionar no hotel Pestana Blue Alvor e poderá ainda funcionar também no Pestana Delfim Beach & Golf Hotel, que, em conjunto, contam com 550 quartos.

Este espaço já está a ser utilizado pela Proteção Civil de Portimão para acolher pessoas com resultados negativos nos testes, mas que ainda não podem ir para casa.

Esta informação foi avançada hoje pelo secretário de Estado Jorge Botelho, coordenador regional do combate à pandemia, na conferência de imprensa quinzenal de balanço da situação epidemiológica do Algarve.

«Nos próximos meses, essa será a Estrutura de Apoio de Retaguarda para doentes Covid que já não necessitem de cuidados hospitalares, mas que não têm condições nem de ir para casa, nem para ir para as ERPI [Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas] porque não têm critério, isto é, ainda estão positivos», disse o também secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local.

A nova estrutura, criada ao abrigo de um diploma que prevê a instalação de uma rede de estruturas de apoio de retaguarda em todo o país, contribuirá para aliviar a sobrecarga no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), no sentido de tentar «evitar que a atividade programada possa ser afetada».

Segundo Jorge Botelho, podem também ser acolhidas «aquelas pessoas que, estando no hospital e estando positivas – havendo falta de vagas e sem critério para estar em cuidados mais intensivos -, possam ser deslocadas também pelo hospital para essa estrutura».

Segundo o também coordenador regional do combate à Covid-19, neste momento está a decorrer a contratação de pessoal por parte da Segurança Social e a constituição das equipas.

A parte médica e de enfermagem é assegurada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, a direção técnica e assistência operacional pela Segurança Social, e a parte logística pela Proteção Civil Distrital.

Ao que o Sul Informação apurou, a ZAP instalada no Pestana Blue Alvor já foi mesmo considerada pela ANEPC como Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) de âmbito regional. Aliás, os casos positivos do surto detetado no Parque de Campismo de Alvor, que envolve um total de 16 pessoas – os donos e um funcionário do bar e 13 utentes do parque – foram transferidos para aquele hotel.

O Governo publicou em Diário da República na passada sexta-feira um despacho que cria uma rede de estruturas de apoio de retaguarda para pessoas com Covid-19 sem necessidade de internamento hospitalar e para utentes de lares que precisem de apoio fora das instalações.

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), cabe a cada Administração Regional de Saúde, em articulação com o hospital da área de referência, disponibilizar médicos e enfermeiros para acompanhar as pessoas instaladas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil vai suportar, sempre que necessário, «as despesas relativas a alimentação, eletricidade, gás, água, telecomunicações, lavandaria, limpeza e higienização das instalações das EAR», e acompanha a atividade das estruturas, a sua ocupação e eventuais constrangimentos que possam ocorrer, referiu o MAI.

 

Nota: com Agência Lusa

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub