Há mais municípios do Algarve que podem entrar na lista de concelhos em risco

Cinco ou seis concelhos poderão juntar-se a São Brás

Faro em tempo de pandemia – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Há mais cinco ou seis municípios do Algarve que se deverão juntar hoje à lista de concelhos em risco elevado, de acordo com os dados oficiais da Administração Regional de Saúde (ARS).

Segundo o gráfico que o departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve tem estado a elaborar todos os dias, para enviar às Câmaras Municipais e outras entidades oficiais, e a que o Sul Informação teve acesso (ver gráfico), ao concelho de São Brás de Alportel (que se mantém na lista), irão ainda juntar-se os de Albufeira, Faro, Portimão, Vila do Bispo, Vila Real de Santo António e, eventualmente, também Lagos.

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira precisamente para rever a lista de concelhos de risco e reforçar medidas de combate à pandemia. Podem entrar nesta lista os concelhos que, nos últimos 14 dias, ultrapassaram a média de 240 novos casos por 100 mil habitantes.

Nesta altura, há 121 concelhos onde o risco de transmissão do novo coronavírus é maior, mas é de prever que este número cresça, nomeadamente no Algarve, tendo em conta o aumento de casos nos últimos dias.

Também poderá haver concelhos a sair da lista, se, entretanto, o número de novas infeções nestas duas semanas estabilizou ou diminuiu de forma significativa. Mas não será o caso na região algarvia, onde o único município integrado na lista na sua primeira versão – o de São Brás de Alportel – se deverá manter.

Tendo em conta que o gráfico da ARS Algarve mais recente, divulgado ontem, se refere ainda ao dia 10, não se sabe se os números de ontem, dia 11, ainda poderão empurrar mais algum concelho algarvio para a lista ou, pelo contrário, salvá-lo.

Por outro lado, uma vez que os números nem sempre coincidem entre a Direção Geral de Saúde e a Autoridade de Saúde Regional algarvia, também poderá haver algumas surpresas por esse lado. É que, em concelhos com pouca população, poderá bastar dois ou três casos novos num dia para desequilibrar a balança.

Vila do Bispo, apesar de ser um território de baixa densidade, entra na lista dos concelhos em risco porque os casos que se têm registado nos últimos 14 dias não se deram em lares de idosos, o que, a acontecer, seria uma espécie de atenuante para a contabilização, segundo os critérios definidos pelo Governo.

Na noite de sábado passado, questionado sobre a revisão quinzenal das medidas restritivas a nível dos concelhos, o primeiro ministro António Costa referiu que foi adotado o critério internacional de 240 casos por 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores, e acrescentou que seria feita uma avaliação da situação esta quinta-feira.

«Em função dessa reavaliação, haverá concelhos dos 121 que irão sair da lista e outros que deverão entrar. Pode vir a justificar-se que, na próxima quinta-feira [hoje], o Conselho de Ministros possa adotar medidas mais restritivas», explicou.

Portugal tem atualmente em vigor em 121 concelhos medidas específicas e mais restritivas de combate à pandemia de covid-19 devido à elevada taxa de incidência de casos registada, tendo sido fixado o limite de 240 casos por 100 mil habitantes como limiar para a inclusão nessa lista de concelhos.

«Tem-se verificado, ao longo destes 15 dias, uma evolução muito diferenciada na situação epidemiológica no conjunto destes 121 concelhos e por isso pode vir a justificar-se (não estou a antecipar, mas pode vir a justificar-se) que na próxima quinta-feira nós adotemos já medidas diferenciadas para os diferentes concelhos», sublinhou ainda o primeiro ministro, nas suas declarações de sábado passado.

Há uma semana, e perante o aumento diário de casos no seu concelho – motivados sobretudo por um surto numa igreja evangélica com muitos fiéis e por festas privadas em casas e espaços noturnos -, a Câmara de Portimão já tinha apelado ao civismo dos seus munícipes para tentar travar a entrada deste concelho na lista. A autarquia tem vindo a sublinhar, nas redes sociais, o impacto negativo que as medidas mais restritivas terão para a economia e a vida dos portimonenses.

No caso de Faro, só ontem a Câmara Municipal partilhou, na sua página de Facebook, informação sobre o facto de o concelho poder ser hoje, muito provavelmente, integrado na lista. Indicando que o município da capital algarvia tinha já «38 casos acima da linha vermelha», o post oficial admitia que Faro poderia «ser um dos concelhos incluídos na lista de concelhos com restrições», decidida hoje pelo Governo.

 

Clique aqui para ver o gráfico com mais qualidade, em PDF

 

Clique aqui para conhecer em detalhe as medidas que se aplicam aos concelhos na lista

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub