Gonçalo Pescada presta tributo a Astor Piazzolla num concerto em Olhão

Acordeonista algarvio vai tocar obras emblemáticas do compositor argentino

O acordeonista algarvio Gonçalo Pescada vai protagonizar um concerto de tributo a Astor Piazzolla, na sexta-feira, dia 13, às 21h30, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço, de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde.

Gonçalo Pescada interpretará «as belas obras do compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), num programa em que a simplicidade melódica se funde na complexidade harmónica do “novo tango”, partindo das raízes humildes para a contemporaneidade», segundo a Câmara de Olhão.

Entre os temas que fazem parte do alinhamento contam-se Libertango, Adios Noniño, Oblivion, Chiquilin di Bachin, Revirado, S’Il vous plaît, Balada para un loco, Decaríssimo, Vuelvo al sur, Alguien le dice al tango, Jacinto Chiclana, Yo soy Maria, Fracanapa e Violentango.

 

 

Sobre o Gonçalo Pescada:

Gonçalo Pescada nasceu em Faro, a 10 de Agosto de 1979.

Doutorado com distinção e louvor em Música e Musicologia (vertente de Interpretação) pelaUniversidade de Évora, em 2014, concluiu também a licenciatura bi-etápica em Música (vertente Interpretação) pela Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco), o Curso Complementar de Acordeão pelo Instituto Musical Vitorino Matono (Lisboa) e a Profissionalização em Serviço (M01 e M32) pela Universidade Aberta.

Foi distinguido com vários prémios, entre os quais o 1º prémio no Concurso Nacional de Acordeão(Alcobaça, 1995), 1º prémio no Concurso Internacional de Acordeão “Citá di Montese” (Itália,2004) e 1º prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2006).

Apresentou-se como solista com várias orquestras, estreando e interpretando várias obras emprimeira audição em Portugal. Foi convidado a participar em festivais de enorme prestígio em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária.

Tem gravado para rádios e televisões (por exemplo Antena 2, RTP e rádio e televisão nacional búlgara).

A sua discografia compreende vários trabalhos a solo, em música de câmara e com orquestra.Alguns compositores têm-lhe dedicado novas obras para acordeão.

 

 



Comentários

pub