Fim de semana vai ter cinema e música na Fortaleza de Sagres

Todas as atividades culturais do DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia

Cinema e música vão animar, no próximo fim de semana, 14 e 15 de Novembro, a Fortaleza de Sagres, com mais duas iniciativas do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve.

No sábado realiza-se o projeto “IN CINEMA – Integração, Indiscriminização e Inclusão”.

Esta iniciativa, promovida pelo Cineclube de Faro, apresentará os filmes Surfavela, de Joaquim Pinto e Nuno Leonel (1996), Rebirth, de Laura Basil Duncan (2019) e The Endless Summer, de Bruce Brown (1965).

A escolha destes filmes relaciona-se com o tema do DiVaM deste ano “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e de como o cinema pode ser uma ferramenta para destruir alguns estigmas e barreiras que as sociedades – que se pretendem justas abertas, fraternas, livres e solidárias – enfrentam.

A exibição dos filmes no auditório da Fortaleza de Sagres realiza-se no dia 14 de Novembro, às 16h00, e conta com a presença de convidados de associações ligadas ao surf.

Já o projeto Rouge é apresentado no dia 15 de Novembro, também no auditório da Fortaleza de Sagres, às 17h00, com o duo Mário Marques (Saxofone) e Gonçalo Pescada (acordeão).

Este projeto surge como um verdadeiro tributo aos mestres Astor Piazzolla e Richard Galliano pelo contributo inolvidável que deram à História da Música Universal. A mescla de “Novo Tango” com a “Nova Musette”, «onde a abordagem aos fundamentos rítmicos do fraseado em jazz e a improvisação aparecem como elementos inovadores, mas ao mesmo tempo, também de escrita musical fidedigna às ideias originais dos compositores», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

A iniciativa é da Associação de Acordeão do Algarve.

Todas as atividades culturais do DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (282 620 140 ou [email protected])

Comentários

pub