Exposição fotográfica mostra maravilhas do trilho do Cerro do Bufo

No total, a organização recebeu 45 fotografias sobre temáticas como os ecossistemas, os habitats, a avifauna e o património hidrológico

Fotografia: João Lelo

Uma exposição fotográfica, com fotos sobre o percurso do Cerro do Bufo, vai percorrer, a partir de Dezembro, o território do Baixo Guadiana.

Depois de apurados os grandes vencedores da Prova Fotográfica do Cerro do Bufo, que decorreu de 22 de Setembro a 5 de Outubro, o júri selecionou um conjunto de fotografias que vai integrar esta mostra que juntará 25 imagens.

No total, a organização recebeu 45 fotografias sobre temáticas como os ecossistemas, os habitats, a avifauna e o património hidrológico.

O primeiro lugar coube a João Lelo com a fotografia «Convívio». Em segundo no pódio, Nuno Pires com a fotografia «B&W». Em terceiro, Daniela Silva com «Quadro». Entre os prémios constam um passeio de barco pelo Guadiana, um salto de tirolina (slide transfronteiriço) e uma ida ao spa salino, desde o 1º ao 3º lugar, respetivamente. Houve também lugar a três menções honrosas.

A grande novidade é que o júri selecionou um conjunto de 25 fotografias que integra a exposição itinerante que vai percorrer o território do Baixo Guadiana. A inauguração acontece no mês de Dezembro no Mercado Local (Local Market) em Castro Marim.

Em Vila Real de Santo António, a exposição será recebida na Biblioteca Municipal Vicente Campinas no mês de Fevereiro.

Em Alcoutim, será no mês de Março na Casa dos Condes.

Esta exposição resulta diretamente da Prova Fotográfica do «Percurso do Cerro do Bufo» e teve como objetivo valorizar e promover o património natural, bem como instigar a reflexão para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade.

O trilho do Cerro do Bufo pertence à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA. É um trilho público, ao ar livre, linear, de modalidade pedestre/ciclável, com uma distância de cerca de 10,5 quilómetros (ida e volta) e dispõe de um observatório de avifauna. Saiba no website do baixoguadiana.com mais sobre o Percurso do Cerro do Bufo e/ou descarregue aqui o trilho.

Esta ação é uma iniciativa da Associação Odiana, através do seu projeto VALAGUA, levada a cabo com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e com o apoio dos Municípios de Alcoutim e Castro Marim.

O projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos habitats no Baixo Guadiana transfronteiriço – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER.

Comentários

pub