Estudo sobre “Turismo Acessível e Inclusivo” feito em Lagos apresentado na UAlg

Estudo foi feito por 13 investigadores da UAlg

O resultado de um estudo feito em Lagos sobre “Turismo Acessível e Inclusivo”, realizado por investigadores da Universidade do Algarve, vai ser apresentado no dia 9, segunda-feira, no Complexo Pedagógico do Campus da Penha.

A apresentação terá lugar no âmbito de um seminário inserido no Ciclo de Conferencias em Turismo Acessível, durante o qual serão abordadas temáticas como “Turismo de Proximidade na cidade de Lagos”, “Birdwatching ou Bird by Ear – Turismo acessível e inclusivo em Lagos”, ou “Arquitetura Popular em Lagos”.

Segundo a Câmara de Lagos, a Universidade do Algarve, através do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs) e do Instituto Superior de Engenharia (ISE) «acolheu a Escola de Verão – Turismo Acessível e Inclusivo, tendo considerado a cidade de Lagos como caso de estudo».

«O município de Lagos apoiou este trabalho de investigação, sendo igualmente parceiro do Projeto Sustowns de promoção do turismo sustentável, financiado pelo Interreg-Med», acrescentou a autarquia lacobrigense.

Treze jovens investigadores da UAlg «desenvolveram trabalho científico de campo e de análise do edificado, com elementos notáveis de arquitetura popular na cidade de Lagos, de avaliação e proposta de rotas culturais, do potencial de Birdwatching e Bird by Ear na cidade, do estudo sobre turismo de proximidade, entre outros temas».

«Através desta ação pretendia-se capacitar os estudantes para considerarem o turismo acessível e inclusivo transversalmente às suas atividades profissionais», segundo a Câmara de Lagos.

A autarquia lacobrigense diz que o plano de formação «atendeu à Estratégia Turismo 2027 e em particular ao eixo Valorizar o Território e as Comunidades, que promove a regeneração urbana das cidades e regiões e o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios, difundindo a necessidade de se desencadearem operações de regeneração urbana de centros históricos/urbanos, a preservação da autenticidade e a promoção de um turismo acessível nas cidades».

«A valorização do espaço público e a eliminação de barreiras físicas, a promoção da mobilidade sustentável e a melhoria das condições de visita e usufruto das cidades, a promoção do comércio tradicional e das suas lojas com história ou ainda a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, incluindo o apoio à reabilitação de espaços e equipamentos comunitários, estão entre os principais objetivos deste projeto», concluiu a Câmara de Lagos.

A entrada no seminário é livre mas sujeita a inscrição através do email [email protected] ou do telefone 289 800 900.

 

 



Comentários

pub