Espetáculos do DiVaM na Fortaleza de Sagres e Ermida de Guadalupe têm novos horários

Todas as atividades culturais do DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória)

Nelson Conceição

A Fortaleza de Sagres e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhem, nos dias 28 e 29 de Novembro e 1 e 2 de Dezembro, espetáculos de música, dança, desenho e palavra no âmbito do DiVaM, o Programa de Divulgação e Valorização dos Monumentos do Algarve.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, que promove o DiVaM, «a programação agendada para Dezembro irá manter-se, conforme previsto, com novos horários e com todas as medidas de segurança definidas pela DGS».

Assim, o Auditório da Fortaleza de Sagres recebe, no dia 28 de Novembro, às 11h30, o projeto “No Avesso das Palavras”. Trata-se de uma performance multidisciplinar onde, frente-a-frente, são colocadas as palavras retiradas dos volumes “No Avesso das Horas” de Sara Martins e “A Fonte das Palavras” de Tiago Marcos, envoltas em ambientes sonoros processados ao vivo por Luís Caracinha.

O espetáculo promovido pela AOPP – Associação Oficina de Planeamento e Participação – tem a produção da Epopeia – Make It Happen, com Ricardo Branco no som, Didier Grelha na iluminação e Ana Neto na produção.

No domingo, dia 29, às 11h30, terá lugar o 1º concerto do Ciclo Artis XXI – Duo Fermanian & Micael – também no Auditório da Fortaleza de Sagres.

Com um diálogo muito fluente entre a Guitarra (José Micael) e o Violino (Vasken Fermanian), a ideia deste projeto é mostrar ao público um vasto leque de recursos técnicos, interpretativos e de timbres que estes instrumentos podem oferecer, através de um repertório bastante aliciante e diversificado que engloba obras de compositores eruditos do séc. XIX até aos grandes clássicos do samba e da bossa nova, a exemplo de Pixinguinha e Chico Buarque.

Trata-se de um projeto promovido pela ARTIS XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa.

Por seu lado, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe no domingo, 29 de Novembro, às 16 horas, o concerto integrado no Festival D’Aquém Mar – Festival com Sons Antigos, com Ricardo Leitão Pedro (Tenor e Alaúdista), com o programa “No val das mais belas”.

Luys de Milán, músico e escritor espanhol, publica em Valência no ano de 1536 “El Maestro”, um livro de música para vihuela de mano dedicado ao rei português D. João III. Neste livro, encontramos diversas peças instrumentais de cariz improvisatório e canções em castelhano, português e italiano, entre as quais romances que descrevem batalhas contra os mouros e outros eventos históricos.

Muitas das canções neste programa são ainda retiradas de cancioneiros portugueses da primeira metade do século XVI, arranjadas para voz sola e acompanhamento instrumental.

Este é um projeto de Elsa Mathei, promovido pela Associação Questão Repetida, apoiado no âmbito do PAAC – Programa de Apoio à Ação Cultural da DRCAlg.

O concerto Nelson Conceição & Convidados terá lugar no dia 1 de Dezembro, na Fortaleza de Sagres, às 16 horas. Este projeto apresenta um diálogo entre o acordeão de Nelson Conceição, a voz de Cristina Paulo e o contrabaixo de Luís Henrique, através de temas originais que misturam o jazz e/ou o erudito com o fado e a música tradicional com toques de improvisação.

O concerto conta com a participação especial de Petru Moroi (saxofone e clarinete), Pedro Branco (percussões) e João Palma (acordeão). O projeto é promovido pela Associação de Acordeão Garvefole.

No dia 2 de Dezembro, às 11h00, terá lugar na Fortaleza de Sagres, o Laboratório de Dança e Desenho “Rosa-dos-Ventos”, com Albina Petrolati, Leonor Morais & Convidados.

Este projeto, promovido pela Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur, incidirá sobre a problemática dos Direitos Humanos e da Aceitação e Não Descriminação, usando o vento como ponto de partida físico e simbólico para conhecer outros povos, viajando através da música, da dança, do desenho e da palavra.

Durante a realização desta iniciativa, que terá a duração de 2 horas, serão captadas imagens para a edição de um vídeo promocional do Promontório de Sagres, distinguido com a Marca do Património Europeu.

A Marca do Património Europeu é uma iniciativa do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia que tem como principal objectivo reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos seus cidadãos, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural.

As inscrições para todas as atividades devem ser formalizadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 282 620140.

O programa do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve tem este ano como tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e está disponível em http://www.cultalg.pt/

Todas as atividades culturais do DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).

 

 



Comentários

pub