DiVaM começa Dezembro com música e põe crianças a fazer de arqueólogos

Programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve continua a levar espetáculos aos monumentos da região

Arqueologia em Milreu – Imagem de Arquivo

Crianças que se transformam em arqueólogos por um dia, a cidadania a ganhar uma voz através dos provérbios e Música do Mundo são as sugestões do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, o programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve, para a primeira semana de Dezembro.

A partir de dia 3 e até 10 de Dezembro, as Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro), acolhem o projeto “Vamos dar Voz à Cidadania”, sempre a partir das 11h00.

Esta é uma iniciativa promovida pela Associação Internacional de Paremiologia, realizada em parceria com a ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, «onde se pretende explorar a Carta dos Direitos Humanos, associando às manifestações de vivências e experiências de vida da cultura popular, através dos provérbios», segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve. Os trabalhos deste projeto, desenvolvido por Rui e Marinela Soares, serão posteriormente expostos neste monumento do concelho de Faro.

Também nas Ruínas Romanas de Milreu irá ter lugar o projeto “Arqueólogo por um dia!”, a realizar no dia 5 de Dezembro, um sábado. Esta é uma iniciativa direcionadaspara crianças entre os 9 e 14 anos e será dividia em duas sessões, agendadas para as 10h30 e 15 horas, com a duração de 90 minutos cada.

«Os participantes poderão experienciar as diversas fases de uma escavação arqueológica, desde a montagem das quadrículas, escavação, recolha de materiais, lavagem e desenho, após uma breve apresentação sobre esta profissão. Cada criança deve estar acompanhada por um adulto, sendo a atividade limitada a 5 crianças por sessão. O projeto é promovido pela Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo», segundo a direção regional.

Inscrição obrigatória através do email [email protected] ou do telefone 289 045 652.

 

 

Um dia antes, a 4 de Dezembro, às 16h00, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe um recital de canto (Michele Tomaz) e piano (Jeferson Mello), inserido no projeto “Ciclo Artis XXI – Músicas do Mundo”.

«O projeto apresenta obras de importantes compositores conhecidos internacionalmente, que se debruçaram sobre a questão da recolha e organização do rico legado musical de diferentes culturas, passando pela já conhecida canção napoletana, até a charmosa chanson francesa de Poulanc, obras de Gershwin, Kurt Weil, Villa-Lobos entre outros».

O ciclo promovido pela Artis XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa termina na Fortaleza de Sagres com o projeto “Música em Voz – Francisca e Vibrafone”, no domingo, dia 6 de Dezembro, às 16h30.

«No palco dá-se protagonismo ao som do vibrafone e à voz do feminino. O ritmo da palavra e a poesia da música marcam esta apresentação, que decorre a autores que valorizam e questionam o papel da mulher», descreve a Direção Regional de Cultura do Algarve.

As inscrições para os dois concerto do “Ciclo Artis XXI – Músicas do Mundo” devem ser feita através do email [email protected] ou do telefone 282 620140

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve – tem este ano como tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”.

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória), e cumprem as medidas de seguranças definidas pela DGS.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 


Comentários

pub