Covid-19: Situação no Algarve «está longe de estar controlada»

Número diário de casos não deverá descer antes de meados de Dezembro

Foto: Nuno Costa|Sul Informação

A situação epidemiológica no Algarve «está longe de estar controlada» e a última quinzena foi aquela que teve o maior número de casos confirmados, desde o início da pandemia. Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde, revelou ainda, esta sexta-feira, na conferência de imprensa da Comissão Distrital de Proteção Civil, que a região está «globalmente acima do limite de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias».

De acordo com este responsável, o índice de transmissão (RT) da doença, no Algarve é de 1,1, «um valor acima do RT nacional. Ainda assim, não é o pior de todas as regiões».

Paulo Morgado acredita que «podemos estar a chegar a uma zona de planalto», mas isso não significa que o controlo da situação esteja próximo. Aliás, segundo o presidente da ARS, o número diário de casos «não deverá começar a descer antes de meados de Dezembro».

«Só agora é que começamos a ver a diminuição do número de novos casos em regiões que têm medidas há muito mais tempo, como na região Norte, onde o RT está a aproximar-se agora do 1. As medidas demoram várias semanas a produzir efeito e, por isso, não podemos relaxar», realçou.

Em termos de capacidade instalada nos hospitais, há, segundo Paulo Morgado, uma «taxa de ocupação ainda baixa, por comparação com outras regiões do continente. Na UCI, temos 10 camas ocupadas de um total de 17, que estão, nesta fase, alocadas a doentes Covid, mas há uma capacidade remanescente significativa», garantiu.

Atualmente, o maior surto na região, segundo revelou Ana Cristina Guerreiro, delegada de Saúde regional, é o existente no Estabelecimento Prisional de Faro, «que já soma, no total, 80 casos, na sua maioria reclusos».

Há ainda, segundo a responsável, vários surtos «relacionados com festas, aniversários e reuniões familiares, por exemplo em Lagoa e Portimão» e um surto em Lagos que já provocou 19 casos de Covid-19.

Paulo Morgado realçou que, atualmente, o cenário regional é de «focos dispersos surgindo aqui e acolá», sendo que, «nos últimos 15 dias, o Barlavento e zona central têm sido mais afetados».

Esta sexta-feira, houve 83 novos casos de Covid-19 no Algarve e três óbitos.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub