Costa diz que «não está considerado nenhum encerramento das escolas»

«O objetivo central que temos de ter ao controlar a pandemia é preservar a liberdade de estudar e o direito ao trabalho»

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação – Arquivo

O primeiro-ministro assegurou hoje que não está a ser considerado nenhum encerramento das escolas, salientando que o Governo pretende preservar o direito a estudar e a trabalhar, pelo que concentra as medidas mais restritivas ao fim de semana.

«Neste momento, não está considerado nenhum encerramento das escolas. O objetivo central que temos de ter ao controlar a pandemia é preservar a liberdade de estudar e o direito ao trabalho», afirmou António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros extraordinário que regulamenta as medidas do estado de emergência a vigorar entre segunda-feira e 23 de Novembro.

O chefe de Governo afirmou que o objetivo é «garantir que o ano letivo não vai sofrer sobressaltos e que não há de novo interrupção generalizada na atividade profissional», com forte impacto no emprego.

«Temos de assegurar que essas medidas têm o menor impacto possível na vida das pessoas, por isso concentramos no fim de semana esse esforço acrescido», disse, considerando que o facto de se estar numa «época mais fria, mais chuvosa, menos solarenga» poderá ajudar ao cumprimento da medida.

O Governo anunciou hoje que a circulação estará limitada nos próximos dois fins de semana entre as 13h00 de sábado e as 5h00 de domingo e entre as 13h00 de domingo e as 5h00 de segunda-feira nos 121 concelhos de maior risco de contágio, nos fins de semana de 14 e 15 de Novembro e de 21 e 22 de Novembro.

O Governo decretou também o recolher obrigatório entre as 23h00 e as 5h00 nos dias de semana, a partir de segunda-feira e até 23 de Novembro, nos 121 municípios mais afetados pela pandemia.

O executivo esteve reunido no sábado durante quatro horas e meia – entre as 19h00 e as 23h30 – em Conselho de Ministros extraordinário para concretizar as medidas que vão enquadrar o estado de emergência decretado na sexta-feira pelo Presidente da República e que vai vigorar entre segunda-feira e 23 de Novembro.

Portugal atingiu um novo máximo de casos diários de covid-19 ao contabilizar mais 6.640 infeções nas últimas 24 horas e regista 56 óbitos, segundo o boletim de sábado da Direção-Geral da Saúde (DGS).

 



Comentários

pub