Companhia Nacional de Bailado vai «dançar e partilhar» esta noite em Faro

Esta será a primeira «grande produção pós-confinamento» da Companhia Nacional de Bailado

«Queremos dançar, estar no espetáculo e partilhar este momento com o público!». A Companhia Nacional de Bailado estreia, a nível nacional, a sua mais recente produção, no Teatro das Figuras, em Faro. Será este sábado, 14 de Novembro, a partir das 21h30, e quem for ver pode esperar um espetáculo que tem um «lado contemporâneo e outro neo-clássico». 

O Sul Informação participou num ensaio aberto à imprensa, na sexta-feira à noite, já a menos de 24 horas da tão aguardada estreia.

Sofia Campos, diretora artística da Companhia Nacional de Bailado, explicou aos jornalistas que este espetáculo tem a particularidade de «convidar coreógrafos que nunca trabalharam com a companhia, em criação».

São eles Marco da Silva Ferreira e Filipe Portugal que, juntos, fazem «um programa muito diverso» ou não fossem eles artistas também diferentes.

«O Marco vem de um meio mais independente, contemporâneo. O Filipe Portugal é um antigo bailarino principal e agora, que deixou de exercer, iniciou uma carreira ligada à coreografia. Era uma vontade que já tinha e é o primeiro trabalho que faz para a Companhia Nacional», disse Sofia Campos.

Por isso, este espetáculo “A Primeira Vez” tem um «lado contemporâneo, mas outro mais neo-clássico».

«Estes dois universos cruzam-se de forma propositada e contrastante – a ideia é mostrar também a versatilidade dos bailarinos da Companhia e a enorme capacidade que têm de, com a mesma qualidade e rigor, dançarem diferentes géneros», considerou a diretora artística.

Inicialmente, tudo estava pronto para se estrear no dia 15 de Outubro, em Lisboa e não em Faro, mas a Covid-19 veio trocar as voltas à Companhia Nacional de Bailado.

«Tivemos um caso positivo num bailarino e isso fez com que todo o grupo tivesse de ficar em isolamento. Íamos estrear a 15 de Outubro, mas tivemos de adiar. Deu-se o caso de este espetáculo já estar marcado e vamos ter a estreia absoluta aqui. É sempre um prazer voltar a Faro», explicou Sofia Campos.

E apesar «do receio» que houve, devido à inclusão, na quinta-feira, de Faro na lista de concelhos de risco elevado, a peça vai mesmo avançar nos moldes previstos, uma vez que as medidas só entram em vigor na segunda-feira, dia 16. Portanto, este sábado, 14 de Novembro, às 21h30, o palco do Teatro das Figuras recebe esta estreia.

Por isso, a Companhia Nacional de Bailado sobe a palco com vontade de…«dançar e partilhar o momento com todo o público».

Os bilhetes estão à venda, podem ser comprados aqui e custam 15 euros.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub