Chuva provoca inundações no Barlavento

Houve um total de 13 ocorrências

Foto de arquivo

A chuva que caiu na madrugada desta sexta-feira, 6 de Novembro, provocou inundações, nos concelhos de Lagoa, Lagos e Albufeira. 

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro disse ao Sul Informação que «foram registadas, desde a meia noite, 13 ocorrências», todas no Barlavento algarvio.

Apesar das inundações, em localidades como Estômbar, Parchal e Carvoeiro (Lagoa), Albufeira e Meia Praia (Lagos), «foram todas pequenas situações com pouca relevância». No Barranco dos Pisões, em Monchique, também caiu uma árvore.

E a chuva deve continuar a cair hoje. Segundo a previsão do Meteofontes, esta sexta-feira o céu estará «geralmente muito nublado, com condições para ocorrências de aguaceiros moderados a fortes e persistentes (durante grande parte do dia), podendo ser acompanhados de trovoada, principalmente no Centro e no Sul».

O vento será «moderado a forte (rajadas até aos 90km/h nas terras altas) de Leste. As máximas irão rondar os 18ºC no interior do Algarve e 16ºC no litoral Sul, 17ºC no interior do Alentejo, 15ºC no Vale do Tejo, 15ºC no Litoral Norte e 16ºC no interior Norte e 14ºC no interior Centro».

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera também já emitiu um aviso amarelo, por precipitação, para o Algarve, válido até às 18h00 de hoje.

Quanto ao fim de semana, sábado «será, à partida, mais calmo, com tempo menos nublado durante a madrugada e manhã e com aguaceiros mais fracos. Volta a intensificar-se durante a tarde no Norte, com períodos de chuva fraca a moderada», diz o Meteofontes.

Já no domingo haverá «nova intensificação da precipitação, devendo afetar sobretudo o Norte e Centro de forma moderada a forte, mas podendo chegar também ao sul».

 



Comentários

pub