CCDR Algarve organiza webinar sobre turismo criativo e desenvolvimento local

Esta oficina criativa realiza-se no âmbito do projeto “Articular para Intervir”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve promove, esta quarta-feira, 25 de Novembro, às 10h00, um webinar sobre turismo criativo e desenvolvimento local.

«Esta oficina criativa realiza-se no âmbito do projeto “Articular para Intervir” (39 fase), cujo objetivo é a construção conjunta de uma visão integrada de desenvolvimento regional para o Algarve no horizonte 2030», explica a CCDR.

Neste contexto, «o turismo criativo surge, por um lado, como um potenciador das dinâmicas locais e do desenvolvimento regional através da valorização dos recursos endógenos e, por outro lado, como um mecanismo de diversificação da atividade turística da região».

A oficina temática contará com a participação de Tiago Castro (Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) que abordará os “Contributos do Turismo Criativo para o Reforço das Dinâmicas Locais”, seguida da apresentação de três casos práticos e inspiradores de turismo criativo: Turismo Industrial de S. João da Madeira (apresentado por Alexandra Alves, coordenadora do projeto), Burel Factory na Serra da Estrela (apresentado por Isabel Costa, fundadora do projeto) e Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval (apresentado por João Paulo Baptista, coordenador do projeto).

Atendendo às restrições atuais relacionadas com a pandemia, esta oficina temática realiza-se em formato webinar online, sendo a inscrição gratuita e obrigatória, podendo ser feita aqui.

 

Programa:

10h00-10h10

Boas-vindas Maria de Lurdes Carvalho (CCDR Algarve)

10h10-10h20

Enquadramento Ana Rita Cruz (Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, DIN MIA’CET e Universidade do Algarve)

10h20-10h40

Contributos do Turismo Criativo para o Reforço das Dinâmicas Locais Tiago Castro (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)

10h40-10h55

Apresentação de Caso: Turismo Industrial de S. João da Madeira
Alexandra Alves (CM S. João da Madeira)

10h55-11h10

Apresentação de Caso: Burel Factory Isabel Costa (Burel Factory)

11h10-11h25

Apresentação de Caso: Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval João Paulo Baptista (CM Reguengos de Monsaraz)

11h25-12h00

Perguntas e respostas

Comentários

pub