CCDR Algarve dedica boletim ao Pilar Europeu dos Direitos Sociais

Boletim “Algarve em destaque” foi publicado ontem

Os indicadores sobre a evolução do direitos sociais no Algarve já podem ser consultados no boletim “Algarve em destaque” sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS), lançado ontem pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve).

Esta entidade dá, assim, «início ao acompanhamento e comparabilidade dos indicadores do “painel de avaliação social” da Comissão Europeia».

Passados três anos da assinatura do Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS), em Gotemburgo, na Cimeira Social para o Emprego Justo e Crescimento, a CCDR Algarve dedica-lhe uma edição do boletim “Algarve em destaque”, «procurando situar a Região no quadro dos objetivos estratégicos da União Europeia para a próxima década: “Uma Europa mais social através da implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”».

«Seguindo os vinte princípios fundamentais do Pilar Social, este boletim encontra-se estruturado em torno de três categorias: a igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho; as condições de trabalho justas e a proteção e inclusão sociais, comparando a Região do Algarve, sempre que possível, com os níveis nacionais e europeu», descreve a CCDR Algarve.

O Pilar Europeu dos Direitos Sociais «será um dos marcos da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que terá lugar durante o primeiro semestre de 2021, estando prevista uma cimeira social, durante a qual será adotado o plano de ação, que visa criar maior igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho».

O boletim pode ser descarregado aqui.

 



Comentários

pub