Carmona Rodrigues vai ajudar Loulé a tornar a rede de água e esgotos de Salir mais eficiente

Câmara pretende adaptar uma das mais antigas redes de água do concelho às exigências modernas

A Câmara de Loulé vai continuar a apostar em obras de reforço da eficiência hídrica e de ampliação da rede de abastecimento de águas e esgotos na freguesia de Salir e contará, para isso, com a ajuda do especialista António Carmona Rodrigues.

O  consultor e académico na área dos recursos hídricos, visitou Salir «para uma avaliação e possível colaboração na criação de soluções para a rede de abastecimento de águas nesta localidade», segundo a Câmara de Loulé, que está apostada em melhorar o abastecimento de água e esgotos nesta freguesia

Em Outubro, foi aprovado em Reunião de Câmara «o  lançamento do concurso público para a ampliação das redes de águas e esgotos na Rua José Domingos Fonseca, um investimento de perto de 550 mil euros, para reforçar as infraestruturas de água para consumo humano e de águas residuais existentes na freguesia de Salir».

«Estão também adjudicados os trabalhos que irão avançar, muito em breve, para a reabilitação da conduta de distribuição de água e drenagem de esgotos, no complexo desportivo da freguesia, um investimento de cerca de 140 mil euros», segundo a Câmara de Loulé.

Estas intervenções juntam-se a outras que estão ser feitas desde 2019, nomeadamente o cadastro da rede, «com um levantamento exaustivo do tipo de tubagens existentes, diâmetro e idade das mesmas» e a instalação de «sistemas de monitorização de caudal e pressão ao longo da rede»

Estas ações poderão ser uma peça fundamental para o trabalho a desenvolver com António Carmona Rodrigues, engenheiro civil doutorado em Engenharia do Ambiente, que também é professor na área da Hidráulica e de Gestão de Recursos Hídricos.

«Uma vez que esta é uma das mais antigas redes de água deste território e onde se verifica um dos mais elevados índices de ruturas, pretende-se criar uma resposta que torne esta infraestrutura mais sustentável em termos da eficiência hídrica, de modo a resolver alguns problemas no abastecimento às populações. O objetivo é adequar uma rede datada de 1982 às necessidades atuais e ao crescimento da população e evolução dos hábitos de consumo de água»,explicou a Câmara de Loulé.

«O Município tem vindo a realizar um importante trabalho na área da eficiência hídrica e na ampliação da rede de abastecimento de águas e esgotos em todo o concelho. O engenheiro Carmona Rodrigues tem uma vasta experiência nesta matéria e foi nesse sentido que o contactámos para que, num primeiro momento, pudesse fazer uma visita à freguesia de Salir e assim realizar uma avaliação in loco da situação desta localidade», explicou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

 

 



Comentários

pub