Autoridade Marítima e ICNF alertam para cuidados a ter em caso de avistamento de orcas

AMN e ICNF explicam que os animais têm um «comportamento curioso» e são atraídos pelas «pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações»

A Autoridade Marítima Nacional alerta os navegantes para os cuidados a ter e o que fazer em caso de interação ou avistamento de orcas, que podem ocorrer ao largo da costa portuguesa.

A Autoridade Marítima explica que ​a interação com estes mamíferos ocorre sobretudo «devido ao comportamento curioso de orcas juvenis», que são «atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice», e «podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme».

Assim, em caso de avistamento destes mamíferos, a Autoridade Marítima Nacional e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recomendam a todos os navegantes que desliguem o motor, «por forma a inibir a rotação da hélice», e imobilizem a porta do leme, «desmotivando assim estes mamíferos a interagir as estruturas móveis das embarcações».

Este aviso surge depois de se terem registado pelo menos quatro casos de abalroamentos de veleiros de pequena dimensão, por orcas, ao largo da costa alentejana.

Ainda hoje, o Correio da Manhã noticia o caso de três tripulantes de um veleiro, de nacionalidade francesa, que foram resgatados este sábado, ao largo da costa de Sines, depois de a embarcação ter sido abalroada por um grupo de orcas, confirmou a Polícia Marítima de Sines.

 

 


Comentários

pub