Aljezur quer criar ensino secundário no concelho

Atualmente, mais de 100 jovens do concelho de Aljezur fazem cerca de 70 quilómetros todos os dias para Lagos

A Câmara de Aljezur aprovou, no passado dia 10 de Novembro, uma proposta para começar, junto das entidades competentes, o processo de criação de ensino secundário no concelho.

Segundo a autarquia, com «a alteração da escolaridade obrigatória para os 12 anos, o número de alunos do concelho de Aljezur a frequentar o ensino secundário nos dois Agrupamentos de Escolas de Lagos também aumentou».

«Feita a análise dos alunos transportados e inscritos nos dois Agrupamentos de Escolas de Lagos, entre os anos letivos 2016/2017 e 2019/2020, registamos uma média anual de cerca de 116 alunos. Foram analisados ainda quais os cursos mais frequentados pelos alunos de Aljezur, tendo-se concluído que 63% frequentam os Cursos Cientifico- Humanísticos e os restantes distribuem-se por 28 Cursos Técnico-Profissionais», diz a autarquia.

«Dentro dos cursos técnico-profissionais os cursos com mais procura, no total dos quatro anos analisados, são: Técnico de gestão (21), Técnico de apoio à infância, Técnico de turismo, Técnico de Gestão e Programação Informática (16), Técnico de Restaurante e Bar (15), Técnico Auxiliar de Saúde (14) e Técnico de Desporto (12). Os restantes 21 cursos apresentam frequências abaixo de 7 alunos», acrescenta.

Atualmente, mais de 100 jovens do concelho de Aljezur fazem cerca de 70 quilómetros todos os dias.

Este «esforço é sobretudo pior para os que residem fora dos núcleos mais urbanos do concelho (situação que a Câmara apoia através de transporte da autarquia, que acresce ao transporte escolar no interior do concelho, hoje como sabemos, mais agravada com o momento de pandemia que vivemos)».

Assim, ao criar ensino secundário em Aljezur, seria possível dar «mais e melhores condições» aos jovens do concelho.

 

Comentários

pub