Algarve 2020 abre linha de apoio a projetos que promovam a inclusão social

Aviso tem uma dotação de 550 mil euros

Foto: Pablo Sabater/Sul Informação

Projetos enquadrados no Programa Escolhas que visem promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis vão ser cofinanciados pelos Fundos da União Europeia do CRESC Algarve 2020.

Os gestores do Programa Operacional algarvio dirigiram um convite ao Alto Comissariado para as Migrações (ACM), «visando apoiar projetos enquadrados no Programa Escolhas que visem promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis, particularmente de descendentes de migrantes e de crianças e jovens ciganos/as, a igualdade, a não discriminação e o reforço da coesão social», segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

A dotação do aviso/convite agora aberto é de 550 mil euros, comparticipados em 80% pelo Fundo Social Europeu.

«Com a pandemia Covid-19, as condições económicas e sociais de grupos mais vulneráveis, e particularmente as crianças e jovens são, geralmente, mais atingidos. Daí que, no atual contexto, importe manter e mesmo reforçar as intervenções que, na região, estão a ser dirigidas a estes grupos mais vulneráveis», enquadrou esta entidade.

Desta forma, o CRESC Algarve 2020, que é gerido pela CCDR algarvia, irá apoiar «ações dirigidas a crianças e jovens, entre os 6 e os 25 anos provenientes de contextos mais vulneráveis, nomeadamente descendentes de migrantes, bem como crianças e jovens ciganos/as», que se encontrem em situações de risco.

Segundo elenca a CCDR, as situações contempladas são as de jovens: «em absentismo escolar; com insucesso escolar; em abandono escolar precoce; em desocupação (incluindo jovens NEET); em situação de desemprego e trabalho precário, ou que sejam vítimas de quaisquer formas de violência contra as mulheres e raparigas e de violência doméstica, incluindo as práticas tradicionais nefastas como a mutilação genital feminina e os casamentos infantis, precoces e forçados».

 

 



Comentários

pub